A Dacia reúne um conjunto de condições interessantes para agradar às empresas: a “cobertura” da Renault, um conceito descomplicado e um leque de preços competitivo.

Então porque, salvo raras excepções, não está mais presente?

Contra si joga a questão da imagem. Se esse handicap não é tão vincado no caso de carros como o Duster, em modelos “menores”, ainda é uma realidade em Portugal.

Outra razão não menos importante é o preço. Não, não é contradição em relação ao que anteriormente foi dito. Concorrencial, sem dúvida, para pequenas empresas, mas os descontos praticados para frotas maiores e a influência dos valores residuais nas rendas esbatem por completo essa vantagem.

Mas a marca romena sob a alçada do construtor francês tem melhorado não só a qualidade dos seus produtos e diversificado cada vez mais a oferta de modelos que começam a despertar o interesse dos consumidores, maioritariamente clientes particulares, é certo. Ao ponto de já reclamar ser a quinta marca mais procurada por este canal a nível europeu.

Avaliando em concreto a nova versão Dokker de passageiros que só agora chega a Portugal (antes só existia uma versão comercial de dois lugares), teremos de olhar para a gama para entender no que é que ela pode, afinal, interessar às empresas.

Sabendo que a  concorrência mora em casa – a Kangoo, por exemplo – uma das novidades interessantes da Dokker é dispor de uma carroçaria de 5 lugares sem portas laterais traseiras, por menos de 15 mil euros (preço de tabela), quando equipada com o motor 1.5 dCi, anunciada em campanha a partir de 10 mil com motor a gasolina.

A versatilidade polivalente do seu uso salta à vista, sabendo que a cubicagem do espaço de carga varia entre os 800 e os 3.000 litros.

Não sendo um carro “bonito” ou da moda, o Dacia Dokker, na versão Stepway, consegue ganhar um visual mais apelativo e, provavelmente, acrescentar valor residual.

Quanto à qualidade de construção, apesar da abundância de plásticos rígidos, tem a seu favor a simplicidade e a funcionalidade que, a longo prazo, podem até significar custos de manutenção mais reduzidos.

Também já pode incluir alguns dos sistemas e ajudas presentes em modelos do grupo Renault, desde as ajudas à condução ao sistema de entretenimento e navegação controlado por ecrã táctil.

Tudo apresentado de uma forma descomprometida, o que, se retira alguma sofisticação (quantas vezes desnecessária…), por outro lado, torna todas as operações mais funcionais.


Impressões

Em matéria de desempenho dinâmico, o esperado: este não é um carro talhado para grandes rasgos de condução, antes para uma utilização versátil e contida.

Os motores até podem dar algum impulso à estrutura, mas falta-lhe configuração e suspensão para responder a manobras mais exigentes.

Existem dois, à escolha: um a gasolina, outro a gasóleo, ambos conhecidos e com provas dadas.

Apesar dos 115 cv do 1.2 TCe, não há consumos assustadores para o tipo de carro que o Dokker é. Por isso, poderá vir a ter interesse para operações para as quais os motores a gasóleo são cada vez menos aconselháveis.

Naturalmente, para estrada, viagens mais longas e quilometragens mais elevadas, o dCi 90 oferece mais economia e elasticidade.

Uma virtude do Dokker é a funcionalidade e a facilidade de condução.

No primeiro caso,  com um banco traseiro razoavelmente confortável para 3 ocupantes, mas cuja forma de rebatimento, de simples (e mais barata), anula o lado prático da operação; no segundo, porque a altura elevada, a posição de condução, a visibilidade e a facilidade de manobra contribuem para que tudo acabe por fluir naturalmente.


Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

19.497 Euros*

  • Rendas:

569,04 €/mês (36m)*

502,30 €/mês (48m)*

 

  • Consumo médio e emissões:

4,2 l / 100Km / 108 gCO2/km*

  • Dados do Motor:

4 / 1.461 cc

90 / 3.750 cv/rpm

220 / 1.750 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms