O pequeno imperador
Sólido e funcional, a agilidade continua porém a ser o ponto mais marcante do Fiat 500e. O acréscimo de peso, por causa da bateria, e os ajustes operados na suspensão cooperam para uma condução mais segura e fácil de controlar.
Se cada vez mais empresas procuram carros elétricos para fazer frente às metas de redução de emissões de CO2, também há cada vez mais marcas automóveis a criar soluções de mobilidade bem conseguidas, práticas e, acima de tudo, amigas do ambiente.
É o caso do Fiat 500 elétrico, que na versão ICON apresenta-se recheado de argumentos atrativos para as empresas que compram carros.
A começar pelo design, ou não estivéssemos perante um carro italiano, sinónimo de elegância e arrojo.
Além da assumida identidade italiana, este citadino elétrico conjuga a mais avançada tecnologia com a simplicidade de um posto de condução confortável e de fácil acesso, independentemente das suas reduzidas dimensões: ao volante, tudo tem o seu lugar e está devidamente colocado de forma moderna, seja o painel de instrumentos digital com sete polegadas ou o ecrã tátil central de 10,25 polegadas, munidos de uma interface fácil de operar e com compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay.
Um pequeno grande Imperador
Seja por “culpa” das dimensões reduzidas ou do baixo centro de gravidade, o 500 elétrico é um carro muito fácil e divertido de conduzir. E se a agilidade é um trunfo, a direção muito precisa e os 87 kW (118 cv) de potência são mais do que suficientes para as mais complexas manobras que a cidade exige.
Acresce a robustez e estabilidade que um carro com pouco mais de três metros e meio de comprimento oferece em curva, com a nova plataforma especialmente desenhada para modelos elétricos a revelar-se bastante equilibrada e capaz de garantir elevados níveis de precisão.
O verdadeiro carro elétrico citadino
Como em qualquer carro elétrico, a condução torna-se mais fácil, prática e confortável em cidade, graças à necessidade de utilizar apenas dois pedais e também por causa da resposta pronta do motor.
Outro trunfo deste 500e ICON reside nos quase 460 km de condução 100% elétrica urbana com uma só carga. Em ciclo combinado, desce para 320 km, autonomia que é garantida pela bateria de 42 kWh desta versão (o 500e também está disponível com motor de 70 kW e bateria de 24 kWh).
Num posto de 85 kW pode carregar até 80% da bateria em 35 minutos e a Fiat garante ser possível 50 km de autonomia a cada cinco minutos de carregamento.
Tem carregador interno em corrente alterna de 11 kW.
Impressões
Na alma do Fiat 500e ICON impera uma verdadeira apetência para a condução urbana. A estrutura compacta, aliada a uma agilidade ímpar, fazem dele uma aposta segura para as empresas que procuram um veículo simples, confortável, seguro e eficiente.
A habitabilidade tem ligeiras alterações face ao 500 Hybrid, à exceção da bagageira, que mantém 185 litros de capacidade.