O Fiat Tipo foi, até certo ponto, um carro revolucionário no seu tempo.

Não se distinguia por nenhuma característica em especial excepto, talvez, as versões DGT, que apresentavam um painel de bordo digital, inédito, nos anos 90, no seu segmento.

O Tipo de então acabou por se tornar popular graças à reunião de um grupo de fatores: uma estética que não desagradava, espaço vs conforto, motor equilibrado e, muito importante, tudo isto proposto por um preço competitivo.

A fórmula parece ter voltado a repetir-se no modelo actual. Será errado?

Não, sobretudo porque se mantém a última característica: preço.

Com 4 ou 5 portas e ainda esta carrinha, o novo Fiat Tipo assenta sobre uma base excelente, que tem o mérito de rolar bem, ser confortável e ter um bom desempenho, tanto em cidade como em estrada.

De resto, todo o conjunto é convincente dentro do que é de esperar para o valor, tendo pelo menos o mérito de devolver aquilo que pagamos;  o que não é mau, convenhamos.

Após uns dias a conduzir a nova carrinha da Fiat, o sentimento geral foi positivo: além de bonita e das proporções equilibradas, há muito espaço incluído num conjunto compacto que se revela muito fácil de manobrar.

O habitáculo está relativamente bem insonorizado e, se os materiais não “enchem o olho”, também não parece haver nada desalinhado ou para relatar em termos de má qualidade de construção.

Quanto ao comportamento, sem ser refinado, vai certamente satisfazer quem olha para este tipo de carros numa perspetiva mais familiar.

Afinal, o que este Tipo de carro realmente é.

O motor mais equilibrado para o mercado português é seguramente este. Mais potente e com um binário mais convincente do que o motor diesel de 1,3 litros com 95 cv, os 120 cv desta versão esforçam-se menos a puxá-la, o que naturalmente também é melhor para a fiabilidade e acaba por produzir reflexos positivos sobre os consumos e emissões.

Versatilidade da carrinha Tipo

Claro que a parte mais importante de uma carrinha é o seu lado prático.

A versatilidade não desilude, mesmo se pouco tenha capaz de surpreender: a bagageira com 550 litros de capacidade é muito boa, melhor ainda porque ela é bem esquadrada (o que permite bom aproveitamento) e há ainda um compartimento por baixo do piso, além de bolsas laterais.

Outra vantagem é a possibilidade de poder transportar objectos até 1,8 metros de comprimento com os encostos traseiros rebatidos.

E tanto em espaço para as pernas como para a cabeça, na classe, a Tipo, ou o Tipo SW, volta a ficar muito bem colocado.

Muito bom para uma carrinha familiar média que, com este motor e até mesmo com o nível mais elevado de equipamento, é possível negociar abaixo dos 25 mil euros.

Ficha do Fiat Tipo 1.6 Multijet SW

Preço:

25.475 Euros*

Rendas:

494,12 €/mês (36m)*

480,31 €/mês (48m)*

Consumos e emissões:

3,7 l / 100Km

98 gCO2/km*

Características motor:

4 / 1598 cc

120 / 3.750 cv/rpm

320 / 1.750 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms