Parece quase desnecessário explicar a razão pela qual os comerciais ligeiros derivados de veículos de turismo perderam importância para algumas empresas, em muitos casos substituídos por furgões – que mantiveram as regalias em sede de ISV.

Já as que mantiveram esta solução nas suas frotas, mesmo quando o preço deixou de ser tão competitivo, outras razões as motivaram.

Dependendo do tipo de atividade da empresa, os motivos mais referidos ao longo das várias reportagens que a Fleet Magazine foi fazendo com diversos gestores de frota, prendem-se com a função de quem conduz a viatura, com questões de conforto, com a imagem da empresa e ainda porque a maioria dos derivados de turismo são bastante mais discretos do que qualquer furgão de caixa fechada.

É exactamente este último aspeto que de imediato ressalta à vista no Fiat Tipo Van.

Ou melhor, não se evidencia! É que um primeiro olhar o confunde com a versão de passageiros, uma qualidade que não deve ser desprezada tanto por questões de segurança (que empresa que nunca viu um furgão assaltado?), quer ainda de operacionalidade, uma vez que muitas vezes passam despercebidos às operações de rotina das autoridades.

Pensar em quem conduz

Outra vantagem do Tipo prende-se com o conforto.

Sendo geralmente um carro de uso intensivo e, tanto em viagens curtas e repetitivas como mais longas e demoradas, o conforto de um comercial derivado de turismo não pode comparar-se ao de um furgão de mercadorias.

Nem pela a fadiga do corpo – estruturas diferentes exigem suspensões diferentes no que toca à capacidade de amortecimento –, nem pelo conforto aos ouvidos, uma vez que a insonorização não é de todo comparável.

E neste Tipo Van ainda menos e disso falamos já a seguir.

Fiat Tipo Van 1.3 Multijet a partir de 15.400 euros e 4 anos de garantia

Qualidade e capacidade de carga

Como é evidente, do tipo de utilização da viatura depende a necessidade de maior ou menor capacidade de carga.

Neste campo, o Tipo Van não consegue rivalizar com um furgão compacto, mas também não será esse o objetivo da Fiat Portugal.

Ainda que a funcionalidade da caixa de carga permita transportar objetos até 1,45 metros de comprimento e 86 cm de altura, ou que o modo como ela foi construída, depois de retirados os bancos traseiros, mereça uma apreciação positiva, outros aspetos há que justificam igual destaque.

Desde logo, como se disse, a ausência de ruído proveniente das fixações; depois, o lado prático dos acessos, quer por via da porta traseira, quer pelas laterais; porque a superfície envidraçada permite maior visibilidade durante a condução; por fim, o facto de ser uma transformação; por fim, o facto de ser uma transformação bastante discreta quando vista de relance a partir do exterior, algo para que muito contribuem os vidros traseiros escurecidos.

Custos de utilização

Os benefícios de utilização de um comercial como o Fiat Tipo Van podem refletir-se favoravelmente sobre os custos da operação.

Uns, mais difíceis de quantificar e que dependem do maior conforto de quem tem de os conduzir, outros, como a maior proteção do condutor em caso de acidente ou até aos consumos mais reduzidos por via de uma maior aerodinâmica, podem vir a refletir-se em números concretos.

As vantagens enunciadas mostram-se ainda maiores no Tipo Van: os bancos dianteiros conservam todas as funcionalidades da versão de passageiros e projetam bom apoio, assim como a capacidade de amortecimento da suspensão; o equipamento de série abarca vários sistemas de segurança e ajudas à condução, incluindo sensores de estacionamento traseiro, por exemplo.

Impressões do Fiat Tipo Van

Desde que utilizado como viatura de trabalho, a dedução do IVA é uma das principais razões que levam muitas empresas a optar por uma viatura comercial, outra será um IUC mais reduzido.

O motor que dispõe permite ao Tipo Van um preço bastante competitivo, sobretudo se considerarmos que estamos a falar de um modelo derivado de um Turismo do segmento C.

Não será o mais indicado para quem espera andar lotado com os 425 kg de capacidade de carga, mas é honesto naquilo a que se propõe e, ainda que se mostre ruidoso a baixas rotações, isso é algo irrelevante quando comparado com o ruído de rolamento ou originado pela caixa de carga de alguns furgões.

Uma nota para o equipamento de série e aquele que pode receber, no primeiro caso sensores de estacionamento traseiros, ar condicionado manual, rádio com sistema bluetooth, modo City (que torna a direção mais leve para as manobras urbanas) e ainda a existência de um pneu suplente igual aos restantes.

fiat tipo van

Se o motor 1.3 Multijet não é brilhante no desempenho, o mesmo não se pode dizer dos consumos: no final do ensaio, o computador de bordo registava uns muito interessantes 3,8 litros.

Outra das vantagens, talvez não tão evidente assim, é que este comercial é sempre Classe 1 nas portagens, tenha ou não Via Verde instalada.

Preço, rendas, consumo e motor do Fiat Tipo Van

  • Custo de aquisição:

20.650 Euros (Sem IVA) *

  • Rendas

477,44 euros (36 meses, sem IVA) *

431,64 euros (48 meses, sem IVA) *

  • Consumo médio e emissões:

3,7 l / 100Km

99 gCO2/km (combinado)

  • Dados do Motor e Bateria:

4 / 1.248 cc

95 / 3.750 cv/rpm

200 / 1.500 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 kms – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms