Esta versão não é um modelo típico de frotas.

Nas empresas com necessidade de veículos com es tas características estão mais pre sentes as carroçarias comerciais mais simples, de 2 ou 3 lugares, com caixa de carga de maiores dimensões e fiscalmente mais apelativas.

Contudo, para quadros que, pelas características da função, ou até necessidade de maior capacidade de reboque, uma pick-up de passageiros como a Ranger pode representar uma alternativa economicamente mais válida do que certos SUV com pouca ou nenhuma capacidade “off road”.

E nesta classe, a Ford é um construtor com tradição, não tivesse a marca americana raízes na
terra onde este género de veículos é bastante apreciado. E pelas suas formas e dimensões imponentes, a atual Ranger é bem o expoente do imaginário que fazemos dos carros daquelas paragens…

A versão em comercialização é uma atualização profunda da geração de 2012. Traz nova mecânica e uma linha mais depurada – a eficiência e a segurança assim o obrigam -, com mais equipamento, ajudas à condução e um conjunto renovado de acessórios que tanto servem para aumentar a funcionalidade de determinadas tarefas como para simplesmente embelezarem o conjunto.

Versões disponíveis

Em Portugal, a Ford Ranger é disponibilizada em três tipos de carroçaria, todas com a mesma distância entre eixos e tração integral: simples de 2 lugares e capacidade de carga útil bruta máxima de 1403 kg; cabina alongada com duas portas laterais normais e duas mais pequenas de abertura invertida, possibilidade de 2 lugares ocasionais na parte traseira ou algum espaço de arrumação e capacidade de carga útil bruta máxima de 1241 kg e, finalmente, a versão de cabine dupla, com duas filas de bancos convencionais, que é o veículo tratado neste ensaio.

Com quatro portas integrais e cinco verdadeiros lugares, rapidamente se percebe que esta nova versão de cabine dupla da Ford Ranger é a mais orientada para atividades de lazer. Ao contrário das anteriores, que poderão ter uma utilização mais comercial ou de trabalho, o estilo exterior preparado para dar nas vistas e o habitáculo cuidado fazem esquecer que este tipo de viaturas
nasceu para o trabalho.

Assim é desde o acesso à configuração dos bancos, ou até mesmo ao equipamento presente, que, em (quase) tudo, é equivalente ao disponibilizado por uma viatura de turismo, apesar do seu comportamento, perante o piso irregular das cidades, indiciar que este não é um carro para
quem busca o conforto.

Capacidades e potencial

O que não é novo ou faz da Ranger diferente ou inferior a outros modelos do género.

Apesar da área para as pernas dos ocupantes traseiros não ser vasta e de, como é habitual nas pick-up, a ausência de espaços cobertos obrigar a deixar objetos à vista, a menos que se opte por instalar algum acessório que cubra a caixa de carga.

Para quem conduz ou se senta no banco do “pendura”, com exceção da altura a que se encontra, a vista para o painel de bordo e a panóplia de funcionalidades possível são equiparáveis ao que se pode encontrar noutros modelos da Ford com cariz mais familiar. Nomeadamente as evoluções mais recentes de sistemas de som e de conectividade (Ford SYNC 2), além de diversos sistemas de alerta e auxílio à condução.

Mal seria não falar das suas capacidades off-road ou do potencial de lazer. Com capacidade de reboque de até 3500 kg, cerca de 23 cm de distância ao solo e excelentes características para a
prática de todo-o- terreno (pode circular em profundidades até 80 cm, tem um ângulo de ataque
de 28º e de saída de 25º), a Ranger segue a disposição tradicional e imbatível de suspensão traseira de eixo rígido e mola de lâminas.

E se esta solução é, por um lado, responsável pelo desconfortável balançar da parte posterior do carro, por outro, continua a ser a combinação mais eficaz para estruturas com esta distribuição de peso, caixas de carga com capacidades variáveis e, acima de tudo, a necessidade de conjugar estes fatores com uma aderência mais eficaz e segura à estrada.

Desempenho fora do alcatrão

Podendo dispor de transmissão manual ou automática de 6 velocidades, além de um motor mais potente com 200 cv, com a mecânica de 160 cv e caixa de velocidades manual, a Ford Ranger ensaiada demonstrou uma condução acessível e dócil mesmo em cidade.

Claro está que parte dessa facilidade se deveu aos múltiplos sensores e à câmara de visão traseira instalados, essenciais nas manobras, se bem que a direção precisa e eletricamente bem assistida e o ângulo de viragem de cerca de 12,5 metros contribuam bastante para as voltas urbanas. Por outro lado, o desempenho linear do motor a acelerar controla a tendência para alguma impetuosidade de reações que este género de veículos por vezes apresenta em trajetos mais curtos.

A seleção de tração entre 2 ou 4 rodas motrizes, assim como a entrada de ação das “redutoras”, é inteiramente eletrónica e comandada por botões, que podem ser selecionadas em andamento.

Contudo, conforme o tipo de piso sobre o qual se transita, é aconselhável antecipar as necessidades e selecionar o tipo de tração desejado antes de abordar o percurso, já que a Ford Ranger não é um carro propriamente leve e, sobretudo sobre superfícies moles, qualquer hesitação pode desencadear um inevitável afundamento da estrutura.

O preço, acima de 42 mil euros para a versão ensaiada (Limited), é um pouco mais elevado do que alguma concorrência, embora já inclua um conjunto muito interessante de equipamento.

Mesmo assim, é necessário mais cerca de 3.000 euros para acrescentar alguns acessórios importantes, como a câmara traseira, sensores de estacionamento ou sistemas de segurança e de proteção da carroçaria, por exemplo.

Referência final e bastante importante para a eficiência da motorização diesel de 2,0 litros.

A Ford anuncia que o consumo médio melhorou até 17% com a introdução do sistema Start/
Stop e de novas relações finais de transmissão, sendo que o computador de bordo marcava no
final dos testes pouco mais de 8,0 litros de média.

Nada mau!

Preço:

44.037 €*

Rendas:

899,9 €/MÊS (36M)*

824,0 €/MÊS (48M)*

Consumos e emissões:

6,5 L/100KM

171 GCO2/KM*

Características motor:

4 CIL. 2198 CC

160 CV 3700 RPM

385 NM 1500-2500 RPM(*)

Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms