No ano em que o monovolume Volkswagen Sharan se despede da AutoEuropa, a Ford apresenta uma Tourneo Connect inteiramente nova. O que há de comum entre estes dois acontecimentos?

É verdade que existem SUV com mais de cinco lugares, mas dificilmente algum deles proporcionará aos ocupantes dos bancos da terceira fila o mesmo espaço e conforto em viagem que carros como a nova Tourneo Connect conseguem proporcionar. Por uma simples razão: a altura destes dois assentos em relação ao piso, a distância do assento ao tejadilho e o espaço que sobra para colocar as pernas são incomparavelmente superiores às capacidades de qualquer SUV atual.

A diferença é ainda maior no espaço que sobra para a bagageira: mesmo com os sete bancos disponíveis, a Tourneo Connect reserva um volume de quase 450 litros, mais até do que a mala de alguns SUV com somente cinco lugares.

Porém, a versatilidade não acaba aqui: seja através das portas laterais, com a fila central de bancos recolhida, ou a partir do imenso portão traseiro, colocar no interior equipamento ou simplesmente uma ou mais bicicletas é tarefa mais simples e prática de executar do que em qualquer SUV moderno.

Naturalmente, tais capacidades são permitidas por se tratar da versão mais longa (Grand) da Tourneo Connect. A mesma base que a Volkswagen utiliza para uma versão autocaravana e, sim, a nova Tourneo é “irmã” da atual geração da Caddy, o mesmo grau de parentesco que VW Sharan e Ford Galaxy partilharam nos anos 90 e até 2006. E assim fica feita a ligação do início.

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Impressões

A capacidade de rebater ou remover individualmente as duas filas traseiras de bancos confere à Tourneo Connect um grau elevado de praticidade para uso particular ou de empresas. Ou para utilização mista, como tantas vezes acontece em micro e pequenas empresas.

A diferença principal para um SUV é, naturalmente, a condução. As dimensões, o formato e a configuração da suspensão inspiram andamentos mais tranquilos, apesar de toda a ajuda eletrónica que existe para garantir a segurança e estabilizar a condução. A postura ao volante é também diferente e há manobras que requerem atenção redobrada, já que se trata de um veículo com quase cinco metros de comprimento e que possui o tejadilho elevado.

O interior reveste-se de plásticos rígidos de aspeto resistente e de limpeza fácil, enquanto a lista de equipamento proposta pouco difere das possibilidades de modelos de segmento superior.

O motor a gasóleo de 2,0 litros com 122 cv, neste caso comandado por uma caixa manual de seis velocidades, sabe cumprir o seu papel sem grande alarido e com eficiência. No final do ensaio, o computador de bordo marcava 5,4 litros de consumo médio.

Custo de aquisição, valores de renting e características da Ford Tourneo Connect Grand Active 2.0 TDI 122 cv

Custo de aquisição38.399 euros
Renda 36 meses853,77 euros
Renda 48 meses786,72 euros
Motor diesel1.968 cc, 4 cilindros em linha
Potência122 cv / 2.750-4.400 rpm
Binário máximo320 Nm / 1.600-2.500 rpm
Consumo5,0 l/100 km
Emissões130 g/km
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição