Depois de ter atrasado na eletrificação para a Europa, quando foi uma das primeiras marcas com oferta convincente de motores híbridos, a Honda apresenta finalmente um carro 100% elétrico com características familiares – o e:Ny1
O e:Ny1 é o segundo carro elétrico da Honda a chegar à Europa. O primeiro, o ‘Honda e’, quase uma proposta de estilo baseada nas linhas do Honda 600 lançado no final dos anos 60, faz parte de uma tendência revivalista a que muito em breve vai juntar-se um novo Renault 5.
Este segundo Honda 100% elétrico segue por um caminho diferente. Enquanto o ‘Honda e’ combina o revivalismo com uma moderna montra de tecnologia, que inclui a troca de retrovisores exteriores convencionais por câmaras, assim como a instalação de um conjunto de ecrãs digitais a toda a largura do tablier (os laterais projetando as imagens das câmaras retrovisoras), em comparação, o e:Ny1 surge com um aspeto mais “convencional”.
Em contraste com a designação (e:Ny1), de “convencional” o e:Ny1 apresenta linhas SUV bastante consensuais nos tempos atuais, além de propor uma condução confortável e bastante prática. Com um espaço interior digno para um modelo que, nas dimensões e no conceito, se encaixa como um SUV do segmento B a meio caminho do segmento C, embora com preço algo elevado perante a concorrência.
Este acréscimo de custo é justificado com a proposta de valor que reconhece a marca e a tecnologia embarcada. Num habitáculo espaçoso (embora a bagageira possua somente 361 litros de capacidade), as linhas modernas e sóbrias do tablier fazem realçar os dois painéis digitais, o situado atrás do volante e a volumosa tela central de 15,1 polegadas, em posição vertical, ao centro.
Inevitavelmente é para este último ecrã que o olhar se dirige, até porque, a quase ausência de comandos físicos a isso obriga. Sobre esta tela existem apenas dois botões (para desembaciamento do vidro da frente e outro para o desembaciamento do óculo traseiro e dos retrovisores exteriores), enquanto, por exemplo, o controlo da climatização, apesar de dispor de acessos digitais rápidos, é maioritariamente controlado a partir desta tela. Mesmo assim, a divisão horizontal do ecrã vertical em três áreas distintas vem minimizar algum transtorno enquanto não se está familiarizado com o funcionamento do sistema. Porque é possível escolher e subdividir temas (navegação, controlo de climatização, de funções multimédia ou de acesso a outras funcionalidades), mantendo estes comandos sempre visíveis e com acesso rápido durante a condução. O painel de 10,2” atrás do volante, com múltiplas configurações, complementa a informação.
Impressões
Construído sobre uma nova plataforma destinada a modelos elétricos, o e:Ny1 apresenta um só motor de 204 cv (150 kW) e uma só bateria de 68,8 kWh (61,9 kWh úteis). Com tração à frente, é bastante fácil de guiar, suave e pouco impulsivo a acelerar, confortável se o piso da estrada ajudar. Pelo contrário, a suspensão firme pode tornar o comportamento seco e menos confortável sobre piso mais irregular.
A autonomia máxima homologada, com a bateria carregada, é de 412 km. Distância complicada de atingir, embora o valor de consumo médio, mostrado no final do ensaio, tenha ficado pouco acima dos 16 kWh e seja mais baixo do que o homologado para o modelo.
O Honda e:Ny1 permite carregamentos rápidos em corrente contínua até 78 kW (recupera 10 a 80% da bateria em 45 minutos) e até 11 kW em corrente alternada.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Honda e:Ny1
Custo de aquisição | 44.512 euros + IVA |
Renda 36 meses | 926 euros + IVA |
Renda 48 meses | 995 euros + IVA |
Motor elétrico | 204 cv |
Binário máximo | 310 Nm |
Consumo combinado | 18,2 kWh/100 km |
Bateria | 68,8 kWh (úteis) |
Autonomia | Até 412 km (combinada) |
Carga máxima AC | 11 kW |
Carga máxima CC | 78 kW |
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |