Prova de eficiência

A versão elétrica do Hyundai Kauai mantém a condução divertida das restantes, acrescentando um lado prático e uma eficiência de consumo que obrigou a concorrência a ir atrás

Nenhum construtor automóvel pode dar-se ao luxo de fugir à tendência do momento – SUV compactos – mas a Hyundai foi mais longe. E, tal como fez no Ioniq, o Kauai foi concebido para albergar todos os tipos de mecânica, desde novos motores a gasolina ou a gasóleo, às soluções electrificadas híbrida, híbrida “plug-in” ou 100% elétrica.

Por outro lado, o Kauai alia outra vantagem muito apreciada: mesmo nas versões eletrificadas conserva uma silhueta consensual e formas modernas, que se encaixam nas preferências atuais dos consumidores.

Mas se este é um argumento importante para atrair, outros dois são definitivos para o sucesso que esta versão em particular está a conhecer: a condução que oferece e a autonomia que proporciona na versão mais potente de motor e bateria.

Foi o primeiro neste segmento a assegurar a tranquilidade de poder circular mais de 400 km em modo 100% elétrico, apenas com uma carga de bateria. Conta o facto de esta ter 64 KWh de capacidade (como termo de comparação, a do Leaf “normal” dispõe de 40 kWh embora o Nissan já disponha de uma versão também com 64 kWh), mas é igualmente decisiva a notável capacidade de regeneração elétrica que o Kauai consegue. Isto, naturalmente, no caso de não se querer tirar partido do potencial do motor elétrico, com o equivalente a 204 cv de potência (152 kW).

Além da forte imagem exterior e interior que tanto tem contribuído para cativar novos clientes, o Hyundai Kauai junta-lhe um interior convincente em termos de qualidade, espaçoso e com uma bagageira um pouco mais reduzida na versão elétrica: 332 litros em vez dos 361 litros das versões com motor térmico.

A versão 100% elétrica mantém disponível a tecnologia de conectividade, entretenimento e um sem número de gadgets que os consumidores de hoje procuram, muitos dos quais controlados a partir do ecrã “flutuante” de oito polegadas. Mas, neste caso, além da navegação, foram acrescentadas funcionalidades e informações relativas aos consumos e autonomia, à localização dos postos de carregamento mais próximos, assim como a possibilidade de programar tempos e limites de carregamento, por exemplo.

Há ainda pequenos reajustes na parte central do tablier, bem como na forma e, naturalmente, no conteúdo da informação projetada digitalmente no ecrã digital situado atrás do volante.

Com tomadas frontais, o Kauai Electric vem equipado com cabo e adaptador para ligação a uma tomada normal, tendo um tempo estimado de 31 horas para efectuar uma carga completa da bateria de 64 kWh. Ligado a uma wallbox de 7,2kW, esse período diminui para 9h35m mas, num posto de carregamento rápido de 100kW, o tempo anunciado é de apenas 75 minutos, ou de 54 minutos dos 0 aos 80% de carga.

Impressões

Além da questão bem resolvida da autonomia, o Kauai Electric mostra uma atitude em estrada que serve os propósitos e, principalmente, uma notável agilidade urbana permitida pelo binário prontamente disponível (395 Nm). De condução fácil e prática, mesmo para quem nunca tenha conduzido um carro elétrico, com excelente visibilidade para o exterior, o prazer da condução deste carro reside também na ausência de transmissão manual que tanto cansa em cidade. O Kauai Electric parece conseguir ser até mais confortável do que as versões com motor térmico, provavelmente devido ao tipo de pneu que dispõe ou à circunstância de uma distribuição de peso diferente ter exigido a revisão da suspensão.

Classe 1 e agora com sete anos de garantia sem limite de quilómetros (8 anos ou 200 mil quilómetros para a bateria), o Kauai é mais um dos modelos que tem contribuído para a subida da marca no mercado português e no ranking europeu.

Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

45.963 Euros*

  • Rendas:

1086,08 €/mês (36 meses)*

963,38 €/mês (48 meses)*

  • Emissões:

0 gCO2/km

  • Dados do Motor elétrico:

AC síncrono 356 V

152 kW (204 cv)

Eficiência: 154 Wh/km

395 / 3.283 Nm/rpm

  • Bateria:

64 kWh (iões de lítio)

  • Autonomia:

449 km (WLTP)

(*)Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms