Trabalho ou lazer? Os dois
Com mais marcas a apresentarem soluções que, ao nível da potência, robustez e mesmo tecnologia elevam a fasquia daquilo que se espera sejam carros de trabalho, a Isuzu, com provas mais do que dadas nesta categoria, dá o passo na mesma direção. E que passo!
A Isuzu D-MAX tem grande tradição no mercado das pick-up e beneficia de uma reputação reconhecida pelos clientes profissionais.
Esta D-MAX Cabine Dupla LS de tração integral não é exceção, uma vez que apresenta argumentos que a colocam facilmente no topo da lista na altura de escolher um veículo de trabalho.
A começar, por exemplo, pela ausência de banco esquerdo traseiro, que foi convertido numa caixa de arrumação, solução que não é apenas funcional mas sobretudo fiscal: ao tornar a D-MAX numa versão de três lugares com caixa aberta, torna possível a dedução do IVA do custo de aquisição por parte de empresas e ENI.
Acresce que esta equiparação a ligeiro de mercadorias isenta também os encargos do pagamento de Tributação Autónoma e permite uma redução substancial do valor do ISV.
Com um nível de equipamento muito completo, boa capacidade de carga e de reboque, esta D-MAX surge também apetrechada de sistemas de assistência à condução, como é o caso do Cruise Control Adaptativo ou do reconhecimento de sinais de trânsito, algo até aqui exclusivo dos ligeiros de passageiros e que agora já figura em veículos de trabalho como este.
Uma pick-up moderna
E embora se trate de um veículo de trabalho, a marca optou por desenhar uma D-MAX com linhas mais elegantes e modernas relativamente à anterior versão.
Do lado de fora, a imponência desta pick-up faz-se notar pelas linhas bastante musculadas, que lhe conferem um notório grau de robustez e, paradoxalmente, de elegância.
Exemplo disso é a grelha dianteira, que foi totalmente revista e conta agora com óticas redesenhadas.
Nesta versão, a carga útil máxima é de mais de uma tonelada (1.115 kg), e o peso máximo rebocável (com travões) chega aos 3.500 kg.
Impressões
Seja para o transporte de uma simples caixa de ferramentas no espaço que ocupa o lugar do banco esquerdo traseiro ou mesmo a acomodar mais de uma tonelada na caixa de carga, a Isuzu D-MAX de cabine dupla é uma solução robusta e que se mostra sempre pronta para a ação.
Mas a capacidade de poder ser também a resposta para quem procura um veículo com aptidão para aventuras off-road, com a manobrabilidade e facilidade de condução em ambiente urbano, acabam por conferir-lhe uma personalidade bastante versátil.