É mais do que a versão 100% elétrica do SUV coreano com o mesmo nome, já que as alterações conferem-lhe um aspeto mais sofisticado e a mecânica garante melhor desempenho e mais eficiência. O KGM Torres EVX pode surpreender na relação preço/qualidade/equipamento

A KGM é uma nova marca automóvel que chegou a Portugal em 2024. O Torres EVX é uma evolução de um modelo da SsangYong, adquirida em 2022 pelo KG Group. Este gigante sul-coreano, que atua no negócio do aço, da química, dos serviços da multimédia, expande assim a sua presença também à área da mobilidade, o que explica o “M” no final da identidade da nova marca.

Apesar das semelhanças do traço exterior, o Torres EVX distingue-se claramente da versão com motor a gasolina pelos detalhes sofisticados, por mais tecnologia e também pelos que derivam da vontade de melhorar a aerodinâmica, como o formato da grelha frontal ou os retrovisores e manípulos das portas embutidos. E ainda com uma personalizada assinatura luminosa em LED, frontal e traseira.

Espaçoso, com superfícies suaves ao toque, acabamentos em couro e iluminação ajustável, no KGM Torres EVX respira-se a sensação de um modelo de marca premium. Uma notável combinação de solidez dos materiais e de acabamentos refinados, num SUV 100% elétrico que não chega a custar 40 mil euros. E que na versão K5 das imagens não é parco em matéria de equipamento disponibilizado.

As diferenças nas dimensões exteriores entre a versão a combustão e a totalmente elétrica são mínimas e não afetam a habitabilidade. Exteriormente, a altura livre ao solo é mais reduzida no EVX, por causa do posicionamento da bateria, mas isso contribui de modo positivo para a aerodinâmica. Com bancos dianteiros acolhedores e com ajustes elétricos, há espaço suficiente para as pernas e em altura para os passageiros que viajam no assento traseiro. A bagageira é generosa na capacidade, de 703 a 1.662 litros, consoante o rebatimento ou não dos encostos do banco traseiro.

O desenho do tablier, moderno e minimalista, segue a tendência atual de valorizar a tecnologia e a instrumentação digital. Conta com dois ecrãs de 12,3 polegadas, lado a lado, levemente curvados na direção do condutor. Atrás do volante com informações detalhadas e de fácil leitura sobre a condução, o do centro com controlo sobre o sistema de infotainment, que se revela surpreendentemente intuitivo de conectar, operar e configurar.

O motor de 207 cv e 339 Nm de binário é alimentado por uma bateria BYD de 73,4 kWh (capacidade útil), composta de fosfato de ferro lítio (LFP). As autonomias anunciadas são de 460 km (WLTP/ciclo combinado) e de até 505 km (WLTP/urbano). Suporta carregamento rápido em corrente contínua de até 120 kW, o que, teoricamente, permite recuperar até 80% da bateria em menos de 40 minutos. Em corrente alternada, a potência máxima suportada é de 11 kW.

Impressões

Em termos dinâmicos, este KGM oferece uma condução desinibida, mas não impetuosa. Os valores de potência e binário do motor não impressionam para os padrões em voga, pelo que o foco está na superação do desafio aerodinâmico de uma carroçaria SUV e da meia tonelada a mais que pesa a bateria.

Na prática, a autonomia real ficará entre os 370 km e os 400 km, desde que o estilo de condução não seja impulsivo e os trajetos sejam favoráveis ao dispêndio eficiente de energia.

Custo de aquisição, valores de renting e características do KGM Torres EVX

Motor elétrico207 cv (152 kW)
Binário máximo339 Nm
Consumo combinado18,65 kWh/100 km
Bateria73,4 kWh (úteis)
Autonomia460 km (combinada)
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC120 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição