Com uma identidade exterior bem definida, o Kia EV3 combina um traço exterior arrojado com um interior aparentemente minimalista, embora tecnologicamente bem apetrechado. Garante conforto, é prático de conduzir e mostra-se eficiente em qualquer tipo de percurso

Depois do EV6 e do EV9, o EV3 é o terceiro modelo da Kia a adotar a nova nomenclatura da marca coreana. Em termos de dimensões, é ligeiramente mais compacto do que o Kia Niro, tem menos altura da plataforma ao solo e a habitabilidade do banco traseiro e a capacidade de bagageira são ligeiramente mais reduzidas. No entanto, ao contrário do Niro, projetado para acomodar diferentes tipos de motorização, o EV3 foi desenvolvido exclusivamente como um veículo 100% elétrico. Sem muitas variações mecânicas: conta apenas com um único motor de 204 cv instalado na zona dianteira, que pode ser eletricamente alimentado por dois modelos de bateria: a de 58,3 kWh, que oferece até 436 km de autonomia mista ou a de 81,4 kWh no EV3 Long Range, com autonomia homologada de até 563 km, também em ciclo combinado.

Além das diferenças de autonomia, há ainda variações na velocidade de carregamento rápido: a versão de entrada Drive, com a bateria menor e menos equipamento, suporta carregamento rápido de até 101 kW. Já as versões Tech e GT-Line, que contam com jantes de 19 polegadas, admitem carregamento rápido de até 128 kW. Em corrente alternada a velocidade máxima de carregamento é de 11 kW.

Onde o EV3 e o Niro elétrico se aproximam é na eficiência energética. Se na versão Drive, que é mais leve, a eficiência é ainda maior, com esta bateria, cuja capacidade é superior à do Kia EV6, é possível chegar aos 500 km de autonomia com uma única carga, viajando numa toada mais descontraída.

“As frotas estão na dianteira da transição energética”. Entrevista a Marc Hedrich, CEO e presidente da Kia Europe

Apesar de conter bastante tecnologia, quer de conectividade, quer de auxílio à condução, o EV3 consegue manter o manuseamento prático e funcional dos diferentes comandos, o que descomplica a condução e, já agora, torna-a também mais segura. E isso acontece porque a atenção dada à ergonomia tem reflexo no posicionamento intuitivo dos comandos, que se mostram ágeis de manipular, estando em evidência também na facilidade de leitura das informações sobre a condução que surgem atrás do volante. Detalhes que facilitam a adaptação do EV3 a diferentes perfis de condutores.

kia ev3

O interior do EV3 segue as atuais tendências de sustentabilidade, equilibrando o uso de revestimentos sintéticos e recicláveis, com uma qualidade de acabamentos adequada ao seu posicionamento no mercado. Além de concebido para maximizar a habitabilidade e permitir a existência de espaços para objetos mais pequenos, há que contar com um apoio de braços dianteiro que se transforma numa pequena mesa e, quem viaja atrás, com um acesso cómodo a pontos de carregamento de aparelhos eletrónicos.

Impressões

Embora seja apresentado como um SUV, o EV3 possui mais características de um familiar compacto, do que de um veículo pronto para grandes aventuras fora de estrada. Em parte, isso deve-se à pouca distância da plataforma ao solo, algo que acaba por contribuir para que possa oferecer um desempenho mais estável e manter um comportamento mais linear em percursos sinuosos. Também para que os ocupantes do banco traseiro sintam menos o balançar da carroçaria, enquanto o posicionamento dos bancos e a amplitude dos vidros permitem que possam viajar, de forma mais confortável, mesmo durante trajetos mais longos. E quem transporta crianças no banco traseiro que não apreciam percorrer grandes distâncias, sabe como é importante garantir-lhes boa visibilidade para o exterior.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Kia EV3

Custo de aquisição33.371 euros + IVA
Renda 36 meses737 euros + IVA
Renda 48 meses683 euros + IVA
Motor elétrico204 cv
Binário máximo283 Nm
Consumo combinado16,2 kWh/100 km
Bateria81,4 kWh
Autonomia563 km (combinada)
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC128 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição