Neste patamar de carro e de preço, o símbolo estampado na grelha e no volante contam muito.
Trata-se, afinal, de um segmento onde o estatuto é medido pelo historial da marca e da imagem que um nome e um símbolo representam para quem os conduz.
Mais até do que tudo aquilo que o carro oferece e que realmente importa.
Neste último aspeto – naquilo que realmente faz um bom produto – a Kia já não tem muito para provar, apesar de manter a confiança de uma garantia única de 7 anos em toda a gama.
Quanto ao atual Sorento, mais longo, ligeiramente mais largo, mais baixo e mais pesado, tem uma presença que o anterior não tinha.
Isso possibilitou-lhe trepar de escalão e ficar capaz de ombrear, em todos os aspectos essenciais a um automóvel, com os mais categorizados da sua classe.
Habitabidade premium
Atualizado este ano, o Sorento renovou e ampliou os predicados que lhe permitem manter-se como uma das apostas mais seguras da sua classe.
Até porque também é das que oferece melhor relação preço/qualidade/equipamento.
Diferencia-se por pequenas alterações estéticas no exterior, como o redesenho dos pára-choques, da grelha frontal, das jantes de 19 polegadas e das óticas, que passam a receber, de série, a tecnologia full LED.
No interior, há um novo volante e novos comandos do ar condicionado e do sistema de navegação, bem como a possibilidade de carregamento sem fio de smartphones.
E a cabine espaçosa, bem com a excelente capacidade da bagageira, com 605 litros na configuração de 5 lugares, evidenciam bem a evolução em termos de qualidade, conforto e funcionalidade.
Na realidade, há muito de bem estudado e melhor concebido, desde a posição de condução, que permite uma postura descontraída e confortável ao volante, com a visão facilitada pela altura, até ao carácter intuitivo do manuseamento dos comandos, dispostos de modo racional e lógico.
O banco traseiro é suficientemente largo para 3 adultos (pena a configuração do encosto central não ajudar) e mais fácil ficou o acesso aos dois lugares adicionais, graças à deslocação longitudinal da fila central.
Apesar de estes serem de utilização limitada, devido ao reduzido espaço que reservam.
Mas são uma das garantias de que o Sorento obtém a classificação de Classe 1 nas portagens, com o serviço Via Verde.
Impressões
Além da superior qualidade dos revestimentos, sempre em pele e com a costura à vista para o comprovar, bem como de toda a solidez que transpira do conjunto, aquilo que verdadeiramente encanta no Kia Sorento é a sua condução.
Apesar do peso e da volumetria, o Sorento consegue ser ágil, graças ao motor diesel de 2,2 litros, com 200 cv e 441 Nm de binário.
Outra novidade da atual renovação é a transmissão automática de oito velocidades (em vez de seis), a mesma que foi estreada recentemente no topo-de-gama Kia Stinger.
Associada à faculdade de podermos optar por 5 modos de condução pré-selecionados ou, em alternativa, podermos deixar que se ajuste automaticamente ao nosso estilo de condução.
Mas o maior propósito desta escolha, além de ela conferir maior agrado à condução, é a redução de consumos.
A suspensão firme, às vezes seca e capaz de prejudicar o conforto, garante reacções precisas e seguras em estradas mais sinuosas.
Contribui também para reforçar a estabilidade em velocidades mais elevadas, além da robustez da sua composição ser outra das garantias para a tal questão da classificação nas portagens nacionais…
Os preços são simpáticos e, em algumas modalidades de aquisição, a manutenção está incluída.
Ficha de Produto: Preço, rendas, dados de consumo e de motor
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Preço:
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Rendas:
956,80 €/mês (48m)*
- Consumo médio e emissões:
6,2 l / 100 Km
164 gCO2/km*
- Dados do Motor:
4 / 2.199 cc
200 / 3.800 cv/rpm
441 / 1.750 ~ 2.750 Nm/rpm
(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms