Um bom partido
É SUV, é híbrido, tem motor a gasóleo económico, boa aparência, muito espaço interior e conduz-se bem. É caso para perguntar: que mais querem?
O Kia Sportage melhorou bastante na presente geração e recentemente ganhou um aspecto ainda mais actual, mais equipamento e um novo motor a gasóleo “Smartstream”.
É precisamente este novo 1.6 CRDi de 115 ou 136 cv, aplicado já em praticamente toda a gama Kia, que recebe tecnologia “meio-hibrida”, por recorrer a uma bateria de menor capacidade e voltagem do que a utilizada, por exemplo, no Kia Niro híbrido. Um sistema composto por um pequeno motor eléctrico “preso” ao motor de combustão, que tanto faz a função de alternador para gerar energia a partir das travagens ou desacelerações, como presta auxílio ao motor a gasóleo nas fases de condução mais exigentes, como seja o impulso inicial do veículo, por exemplo. Mas também é colaborante durante uma velocidade de cruzeiro estável, numa e noutra situação para permitir poupar umas décimas de combustível.
Dito desta última forma pode parecer exagerada a sua função, até porque esta tecnologia, que se irá banalizar no próximo ano, não produz efeito sobre a potência total do conjunto, como acontece num sistema híbrido tradicional. Porém, ela é a forma mais económica dos construtores baixarem rapidamente as emissões dos seus motores, essencial para respeitarem os exigentes regulamentos europeus – e, no caso em concreto –, com um reflexo muito positivo para os consumidores: por um lado, uma ligeira redução dos consumos, por outro, uma também ligeira redução do preço do veículo, por via de uma carga fiscal mais benevolente.
Ou seja, o consumidor acaba por ganhar duplamente. No caso do Sportage algumas vezes mais, seja na relação preço/equipamento, na qualidade elevada do interior para o segmento e nos 7 anos de garantia proporcionados pela marca.
O redesenho das zonas frontal e traseira, incluindo os conjuntos ópticos, e alguns retoques no interior, vieram acompanhados de um realinhamento de equipamento, para conferir atualidade e proporcionar ao Kia Sportage novos e obrigatórios sistemas de segurança e mais algumas ajudas à condução.
Marcado pela boa habitabilidade e pelo conforto, o renovado Sportage mantém-se fiel ao fundamental: uma condução descomplicada, confortável e funcional para uma utilização familiar (mais ainda se dispuser da caixa automática de 7 velocidades) e, para quem esse é um factor importante, acrescenta uma presença exterior marcante. Aparência que lhe traz, no entanto, uma contrariedade em Portugal: é classe 2 nas portagens, a menos que disponha de Via Verde.
Impressões
Testado e avaliado por um júri composto por decisores de frotas de empresas, o Kia Sportage 1.6D MHEV é um dos concorrentes à edição 2019 dos Prémios Fleet Magazine, patrocinados pela INOSAT, na categoria Viatura até 25 mil euros.
A importância para frotas reside no preço da versão Urban (ou SX) e ao facto de aliar factores como economia de consumos e emissões (a versão de 115 cv apresenta consumo combinado de 5,5 litros e emissões CO2 a partir de 143 g/km), a uma carroçaria em voga, fácil de agradar a diferentes tipos de consumidores e que oferece, além de mais, habitabilidade e uma qualidade interior que o distingue de alguns concorrentes.
Convém explicar que, se esta tecnologia é praticamente imperceptível para quem conduz esta versão mild-hybrid, ela também não garante o mais dinâmico dos SUV; afinal, esta solução nasceu para poupar.
Dadas as características do sistema híbrido, não incide qualquer benefício fiscal.
Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor
- Preço:
33.730 Euros*
- Rendas:
649,14 €/mês (36 meses)*
581,19 €/mês (48 meses)*
- Consumo médio e emissões:
5,5 l / 100Km
143 gCO2/km
- Dados do Motor:
4 cilindros / 1.598 cc
115 / 4.000 cv/rpm
280 / 1.500 – 2.750 Nm/rpm
(*)Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms