Pode parecer um cliché – mas não é – afirmar o Kia Sportage e o Hyundai Tucson têm tanto de igual como de diferente.
Ambos assentam sobre a mesma base mecânica e partilham inúmeros componentes mas, seja na vontade do construtor de querer distinguir o posicionamento de cada um no mercado, ou por culpa do tipo de pneu diferente que equipava as versões testadas, os dois revelaram comportamento e transmitiram sensações distintas.
Por culpa precisamente das jantes e dos pneus que monta, maiores e com perfil de pneu mais baixo, a versão testada do Sportage impõe maior fulgor exterior.
Mas é a partir deste pormenor (o Sportage ensaiado monta jante 19, enquanto o Hyundai Tucson deste ensaio tem jante de 17″) que outras diferenças se evidenciam: o SUV da Kia perdeu alguma coisa em termos de conforto, mas pisa a estrada com mais confiança e não vacila em curva.
Outra vantagem – mas aqui é mesmo uma questão de gostos – é o carácter mais operacional do interior do Sportage, e, tal como acontece no Tucson, o espaço a bordo coloca-o no topo da habitabilidade da sua classe.
Juntamente com a elevada dotação de equipamento de série, todos estes predicados fazem acreditar que possa continuar a ser o modelo da marca com mais sucesso no mercado europeu. Sobretudo esta versão TX, a mais bem equipada da gama, facilmente negociável no 2.º patamar da Tributação Autónoma (abaixo dos 35 mil euros).
Infelizmente, de menos positivo, a classe de portagem: o Kia Sportage só é Classe desde que associado ao serviço Via Verde.
Favorável é o facto de o SUV coreano contar com 7 anos de garantia ou 150 mil quilómetros, um benefício que também desfrutam todos os modelos da marca coreana à venda em Portugal.
Preço:
35.033 Euros*
Rendas:
612,24 €/mês (36m)*
597,72 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
5,4 l/100Km
119 gCO2/km*
Características motor:
4/1.685 cc
116/4000 cv/rpm
280/1250-2500 Nm/rpm
(*) Fonte Leaseplan
Fotos: Razão Automóvel