Numa categoria exigente em termos operacionais, pode haver empresas que ainda desconfiem do desconhecido. A verdade é que não foram necessários muitos quilómetros para perceber que não há razões para isso acontecer

A Maxus é uma marca subsidiária da SAIC Motor, um dos maiores e mais antigos construtores de automóveis da China. Além de parcerias com diversos construtores europeus, como o grupo Volkswagen por exemplo, a SAIC Motor é também detentora da marca MG. Curiosamente, como a MG, a Maxus tem no Reino Unido um dos melhores mercados a nível europeu, a que não será alheio o facto de a designação Maxus remontar à extinta Leyland DAF Vans.

O furgão eDeliever3 é o mais compacto dos dois atualmente disponíveis em Portugal. É proposto em versões de chassis, curto (SWB) e longo (LWB), como o da imagem. Com capacidade para transportar até 990 kg e um espaço de carga de 6,3 metros cúbicos, os 2,77 metros de profundidade do piso da plataforma e os 1,22 metros de espaço entre as cavas das rodas (para um máximo de 1,66 metros de largura interior) permitem transportar até três europaletes.

Estas capacidades posicionam esta versão da eDeliver3 a meio caminho entre um furgão compacto e um furgão do segmento acima.

Maxus: o impulso elétrico que falta ao seu negócio

Em grande medida, a importância dos furgões Maxus reside no facto de disporem de locomoção 100% elétrica. Numa fase em que a logística enfrenta a difícil tarefa de descarbonizar as operações, modelos como esta eDeliver3 longa conciliam outras duas vantagens: uma caixa de carga suficientemente ampla para comportar um número apreciável de pacotes com alguma volumetria (ou transformações que o exijam) e dimensões exteriores que conferem algum poder de manobra em ambiente urbano e mesmo em espaços cobertos (1,9 metros de altura).

A bateria de 50 kWh garante uma autonomia em redor dos 200 km, dependendo naturalmente do tipo de percurso, peso da carga transportada e temperatura exterior. Obtivemos médias em torno dos 20 kWh/100 km, mas sem peso na parte traseira. Se equacionarmos que parte das operações decorre em ambiente urbano, favorável a qualquer carro elétrico, ou que as rotas logísticas que utilizam este tipo de viatura não cobrem geralmente grandes distâncias, trata-se de um valor perfeitamente aceitável e alinhado com a classe.

A bateria tem garantia para oito anos/160 mil quilómetros. Apesar de permitir carga rápida (50 kW, CCS), a melhor forma de preservá-la será através de uma wallbox, em corrente alternada, de até 7,2 kW. Neste caso, seis a oito horas serão suficientes para recuperar a totalidade da autonomia. Além de uma lista completa de equipamento de segurança, de série oferece itens que qualquer profissional agradecerá, como ar condicionado ou câmara de visão traseira. A rever, a funcionalidade do sistema presente no ecrã central de 7″.

maxus edeliver3

Impressões

Por fora e por dentro impera a funcionalidade e a racionalidade de um carro de trabalho que se deseja seja um operacional competente e razoavelmente confortável para quem ocupa grande parte do dia ao volante. Ponham de lado qualquer preconceito; as linhas exteriores escorreitas, sem arestas ou reentrâncias, são essenciais para reduzir o atrito de uma carroçaria “difícil” no campo aerodinâmico e, desse modo, aumentar a eficiência. Ora se é verdade que o interior não oferece muita arrumação para objetos pessoais, também não se pode dizer que não seja prático, funcional e fácil de limpar.

Nota positiva para o conforto e não apenas porque não há ruído proveniente do motor. A caixa de carga forrada contribui para alguma tranquilidade, ajudada pela existência de dois bancos e por uma boa posição de condução.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Maxus eDeliver 3 Cargo Van LWB

Custo de aquisição34.603 euros + IVA
Renda 36 meses862 euros + IVA
Renda 48 meses948 euros + IVA
Motor elétrico90 kW (122 cv)
Binário máximo255 Nm
Consumo combinado23,6 kWh/100 km
Bateria50 kWh
Autonomia228-329 km
Carga máxima AC7,2 kW
Carga máxima CC50 kW
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição