Um SUV diesel com níveis superiores de espaço e conforto a bordo, aliados a um desempenho e uma condução irrepreensíveis. O Mazda CX-5 da renovada gama de 2022 está aí e quer mostrar que tem lugar nas empresas que ainda não se renderam à eletrificação.

mazda cx 5

Motor de 2,2 litros com 184 cv, um consumo médio [real] entre os 6 e os 7 litros de gasóleo aos 100 km, emissões de CO2 de 160 g/km e mais de 1.700 kg de peso. Tudo números que, feitas as contas, podem suscitar algumas dúvidas acerca do desempenho e praticabilidade de um carro.

Mas depois de alguns quilómetros de estrada tudo muda. Estamos perante uma proposta diesel que já tem dez anos no mercado mas que continua a perfilar-se como uma alternativa premium [às propostas alemãs] muito segura e fiável, acrescentando a esses predicados um desenho exterior aguerrido, porém mantendo os tão exigidos níveis de sobriedade nesta gama.

À primeira vista, o CX-5 Skyactiv-D pode parecer um carro pesado e que, em relação à sua anterior geração, pouco ou nada mudou. No entanto, verificam-se mudanças ao nível do design exterior e da própria envolvência a bordo, com elementos a destacarem um espaço de condução sóbrio, com apontamentos analógicos e um ecrã central de 10,2 polegadas (maior do que o anterior de oito polegadas).

mazda cx 5

Do lado de fora, e nesta versão Homura, o caráter desportivo está bem patente, por exemplo, nos acabamentos em preto brilhante na grelha frontal ou nas jantes de liga leve de 19 polegadas, também elas pintadas a preto.

Estradista por natureza

A perfeita união entre condutor e carro é conseguida graças a uma aceleração suave e descomprometida, garantida por uma caixa automática de seis velocidades, cujo escalonamento mais longo se comporta melhor em percursos extra-urbanos.

Afirmando-se como um sério pretendente junto dos que procuram um SUV para longas viagens, o caráter estradista deste CX-5 está também patente no conforto a bordo. Em velocidade de cruzeiro esse conforto é ainda mais notório, mesmo se o ruído do motor se faz notar, a frio, mais do que o que o desejável.

Impressões

O Mazda CX-5 é um carro muito confortável e com um motor diesel que ainda se mantém como uma garantia de autonomia de condução e consumos relativamente baixos (afinal, terminou o ensaio com 7 litros consumidos aos 100 km; uma boa média para um automóvel destas dimensões e peso).

Com caráter premium e a reclamar para si um espaço a bordo como poucos no seu segmento conseguem assegurar, o Mazda CX-5 garante aos ocupantes dianteiros ou traseiros a certeza de que podem viajar com espaço mais do que suficiente e, independentemente da duração da viagem, têm à sua disposição tempos de tranquilidade e conforto ímpares.

mazda cx 5

Custo de aquisição, valores de renting e características do Mazda CX-5 Skyactiv-D

Custo de aquisição47.067 euros
Renda 36 meses1.130,57 euros
Renda 48 meses1.009,50 euros
Motor diesel2.191 cc, 4 cilindros em linha
Potência184 cv / 4.000 rpm
Binário máximo445 Nm / 2.000 rpm
Consumo6,1 l/100 km
Emissões160 g/km
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição