As expectativas não são para menos: o Mazda CX-80 tem escrito na sua ficha técnica: “automóvel mais espaçoso e de maior capacidade da atual gama Mazda”. E não são precisos muitos minutos de condução para poder reconhecê-lo como um automóvel muito fácil de manobrar tendo em conta as suas grandes, porém bem esculpidas, dimensões

O CX-80 é um SUV que pode ir até sete lugares e que, para pormos as coisas em perspetiva, só entre os eixos mede mais que um smart fortwo EQ de 2020. Mas podemos ir um pouco mais longe: a distância entre eixos do CX-80 é quase tanta quanto o comprimento total do ágil citadino Fiat 500e, que mede apenas mais 50 centímetros.

Por isso é necessário reconhecer a capacidade de transporte que este SUV, ainda maior que o já grande CX-60, oferece. A começar pelos “Captain Seats”. Explicamos: os Captain Seats são uma solução que, na segunda fila de bancos, ao invés de oferecer os tradicionais três lugares, configura dois assentos independentes, como se de autênticas poltronas se tratassem.

A versão ensaiada pela FLEET MAGAZINE está equipada com os Captain Seats.

Os dois “Captain Seats” da fila do meio do CX-80

Se podia ter sete lugares? Podia [e pode], mas o espaço a bordo não seria a mesma coisa. A disposição do interior do CX-80 transporta-nos para uma autêntica sala de estar com três filas de bancos de fácil acesso, conforme tivemos oportunidade de testar.

As três filas de bancos do amplo e espaçoso Mazda CX-80

Até mesmo a terceira fila de bancos é facilmente acedida rebatendo o banco da segunda fila. E embora estes dois últimos bancos sejam menos confortáveis do que os da segunda fila, em pouco ou nada dificulta o acesso a pessoas de maior estatura. Para isso também contribuem as largas – e com ângulo de abertura de quase 90º – portas traseiras.

Acesso à última fila de bancos do CX-80

Mazda CX-80 plug-in ou diesel? A escolha parece natural

Embora ainda não tenha desistido das motorizações diesel, e para este SUV há uma variante movida a gasóleo, a Mazda equipa o CX-80 com um conjunto híbrido plug-in denominado e-Skyactiv PHEV – combina um motor a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico. O resultado desta combinação são 327 cv de potência total e 500 Nm de binário máximo.

Quanto a consumos, apresenta para energia 23,9 kWh/100 km e para combustível 1,6 l/100 km. As emissões de CO2 ficam-se nos 36 g/km (máximo). Quanto à condução zero emissões, a marca assegura que é possível percorrer 60 km em modo 100% elétrico. Números alcançáveis, mas apenas se o pedal do acelerador for doseado com muita gentileza e cuidado.

Mas voltando à variante diesel. Sim, há um motor e-Skyactiv D de seis cilindros em linha com sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V que debita 254 cv de potência e oferece consumos de combustível até 5,8 l/100 km. No entanto, há um senão e uma razão que pode mesmo levar qualquer empresa a preferir a opção plug-in: o CX-80 diesel, no nível de equipamento base (Exclusive Line), é 16.800 euros mais caro (!) Já a variante e-Skyactiv PHEV beneficia da fiscalidade portuguesa, que penaliza os motores térmicos, contrariamente a conjuntos menos poluentes – a começar, por exemplo, pelo tamanho dos motores: o CX-80 movido a gasóleo tem um motor de 3.3 litros, enquanto a variante plug-in tem um motor a gasolina com 2.5 litros.

O Mazda CX-80 sofre do mal que o irmão mais velho CX-60 padecia: é Classe 2 nas portagens.

Contudo, com uma qualidade de construção ímpar, repleto de materiais da mais fina estampa e dono de um rolamento em estrada silencioso e muito confortável, o CX-80 PHEV é uma escolha que se pode afigurar como acertada (fiscalmente e não só) para as empresas que estejam no mercado à procura de um automóvel espaçoso, confortável, de segmento premium, e com uma atitude e presenças inigualáveis. Afinal, estamos mesmo na presença de “um bom gigante”.

mazda cx-80

Custo de aquisição e características do Mazda CX-80 2.5 e-Skyactiv PHEV (327 cv) 8AT AWD Takumi

Custo de aquisição55.095 euros + IVA
Potência combinada327 cv
Binário500 Nm
Bateria17,8 kWh
Consumo de combustível (combinado)1,6 l/100 km
Consumo de energia (combinado)23,9 kWh/100 km
Emissões CO236 g/km
Autonomia elétrica60 km