Dois conceitos, a mesma alma

A maior volumetria da carroçaria e o dinamismo a eles associados fazem dos SUV uma das opções mais requisitadas do momento, parâmetros com os quais muitos sedan já não conseguem competir. Será mesmo assim? É o que vamos tentar descobrir com a ajuda de duas propostas da Mazda – um sedan e um SUV –, equipadas com o mesmo motor, procurando perceber até que ponto podem encaixar-se numa frota

Montados com o sistema Mazda M Hybrid – solução constituída por um gerador integrado de arranque operado por correia (ISG) e uma bateria de iões de lítio de 24V –, tanto o Mazda3 como o Mazda CX-30 beneficiam da recuperação de energia conseguida aquando da desaceleração, que alimenta o ISG e funciona como um motor elétrico para ajudar no esforço o motor térmico.

Há benefícios ambientais nas soluções eletrificadas, disso não há dúvida, mas o sistema M Hybrid da Mazda fez-se notar particularmente na sensação de condução. E esta melhora substancialmente com as transições de caixa orgânicas e com uma sensação de maior dinamismo, mesmo a baixas rotações. Verificámos isso em ambos os modelos.

No CX-30, a caixa manual de seis velocidades comporta-se como esperávamos. Com um peso curto, preciso e eficaz, leva-nos facilmente às velocidades que pretendemos, e nem o facto de estarmos a conduzir um AWD (All Wheel Drive) nos demove da ideia de que este é um SUV bastante fácil de conduzir.

Mazda

No Mazda3, a caixa de seis velocidades automática Skyactiv-Drive é suave e responde ao acelerar com prontidão, quer em rotações mais baixas, quer em rotações mais elevadas. Os 1.351 kg de peso deste carro não se fazem notar de todo, uma vez que o sistema mild-hybrid está disponível para dar mais binário e potência ao motor térmico quando necessário.

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Excellence e premium

No interior, o Mazda3 sedan mantém os mesmos valores de espaço para ocupantes da  versão hatchback, mas é na bagageira que encontramos os números mais apetecíveis: 450 litros de capacidade, sendo que, rebatendo os bancos, o volume até ao teto é de 1.138 litros.

Já no CX-30, a bagageira é de 430 litros de capacidade. Rebatendo os bancos, o número sobe para os 1.406 litros, não ficando nesse aspeto atrás dos concorrentes.

O conforto dos bancos em pele da versão Excellence do Mazda3 é notório e o cockpit é de fácil navegação, com a conectividade, entretenimento, definições ou navegação a poderem ser controlados a partir da consola central através de um único botão.

No CX-30, nada difere no habitáculo. Os comandos e a acessibilidade são iguais. Também a qualidade de construção e os materiais interiores revelam o empenho da marca japonesa para os colocar lado a lado com o mesmo tipo de propostas oriundas do velho continente e até agora com mais aceitação por parte das empresas.

Comportamentos ágeis

Em estrada, o Mazda3 comporta-se de forma hábil e confortável, com a suspensão dianteira a responder a todo o tipo de exigências. Além disso, este compacto familiar está muito bem insonorizado, o que aumenta os níveis de conforto a bordo.

Aliado a uma suspensão orientada para a dinâmica da condução, outro ponto positivo do Mazda3 é a direção assistida eletronicamente, que responde a cada movimento com precisão e confiança.

No CX-30, e considerando a mesma medida de pneu presente nos dois carros, o comportamento é semelhante, sendo de assinalar a agilidade com que se movimenta em ambiente urbano.

À partida, pode pensar-se que o CX-30, pela volumetria exterior que apresenta, é um carro muito mais pesado. Porém, os 1.453 kg são pouco mais de 100 kg relativamente ao Mazda3 e aquilo que a marca japonesa fez foi desenvolver sobre a mesma plataforma o conceito de um SUV compacto que, nas medidas principais, pouco ou nada difere do sedan. É até 20 centímetros mais curto no comprimento, mais os 10 cm que tem a mais de altura fazem toda a diferença no que toca à sensação de condução.

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Impressões

O motor Skyactiv-X e as suas prestações, aliado à qualidade de construção apresentada por ambas as propostas são os principais atrativos. Enquanto o Mazda3 se apresenta como uma alternativa mais sóbria e tradicional, com um interior e um conforto muito bem conseguidos para o segmento em que se insere, o CX-30, sem lhe ficar atrás em qualquer um destes predicados, exibe, em contrapartida, um perfil cada vez mais apreciado pelos colaboradores das empresas.

Motores e versões para empresas

Embora o potencial e novidade tecnológica se concentre sobre o novo motor Skyactiv-X, os números ditam que a sua importância para frotas seja mais reduzida.

Para estas, a Mazda Portugal tem propostas especiais tanto do Mazda3 como do Mazda CX-30, com preços de aquisição bastante mais concorrenciais:

  • Mazda3 HB 2.0 Skyactiv-G 122 cv Evolve Pack i-Activesense J16” AT (caixa automática): 26.228 euros
  • Mazda3 HB 2.0 Skyactiv-G 150 cv Evolve Pack i-Activesense J18” AT (caixa automática): 27.226 euros
  • Mazda3 CS 2.0 Skyactiv-G 122 cv: 23.455 euros
  • Mazda CX-30 2.0 Skyactiv-G 150 cv Evolve Pack i-Activesense: 27.055 euros

Preço, rendas, consumo e motor

Mazda3 CS 2.0 Skyactiv-X Excellence 180 cv

  • Custo de aquisição:

30.422 euros

  • Rendas

686,95 euros (36 meses)*

664,19 euros (48 meses)*

  • Consumo médio e emissões:

6,2-6,0 l / 100Km

142-136 gCO2/km

  • Dados do Motor:

4 cilindros gasolina / 1.998 cc

180 / 6.000 cv/rpm

224 / 3.000 Nm/rpm

Mazda CX-30 2.0 Skyactiv-X Excellence AWD 180 cv

  • Custo de aquisição:

35.768 euros

  • Rendas

758,83 euros (36 meses)*

734,31 euros (48 meses)*

  • Consumo médio e emissões:

6,5 l / 100Km

146 gCO2/km

  • Dados do Motor:

4 cilindros gasolina / 1.998 cc

180 / 6.000 cv/rpm

224 / 3.000 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 kms – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms