É uma forte aposta para as empresas, mas importa lembrar a tarefa hercúlea que o Mazda3 tem pela frente, ao concorrer diretamente com referências como o Renault Mégane, Opel Astra e VW Golf, por exemplo.
E o que é que tem para oferecer de diferente?
Desde logo as linhas inspiradas que, na versão Sedan de 4 portas, colam-se sem pudor ao design bem-sucedido do Mazda6.
Mas ele não é – nem podia ser – o Mazda6. Pelo menos não com este motor que, apesar de parco nos consumos, não permite ao 3 o mesmo desempenho do mano mais velho, equipado com o 2.2 SKYACTIV -D.
LER: Mazda 3 recebe motor a gasóleo e carroçaria com 4 portas
É por isso um carro indicado para quem não sofre de ansiedade e privilegia os consumos. Porque numa condução tranquila é possível manter a média em redor dos 5,5 litros.
Mas há alguma preguiça a desenvolver e só a colaboração precisa da caixa de velocidades e o bom comportamento em curva do Mazda 3 ajudam a imprimir alguma dinâmica à condução.
Trunfos importantes são a confiança da marca, atestada no facto de a Mazda Portugal ter apostado nesta carroçaria para criar uma versão Táxi (um mercado exigente do ponto de vista da fiabilidade) e uma ótima relação preço/equipamento.
Com este motor e esta carroçaria, o Mazda 3 vai dos 25 mil aos 27 mil euros. Neste último caso já equipado com praticamente quase tudo o que se possa imaginar.
Preço:
25.379 Euros*
Rendas:
609,58 € / mês (36m)*
557,17 € /mês (48m)*
Consumos e emissões:
3,8 l / 100Km
99 g CO2 / km*
Características motor:
4/1.499 cc
105 / 4.000 cv/rpm
270 / 1.600 – 2500 Nm/rpm
(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms