Compromisso híbrido
À semelhança do que fez com a E300 de, a Mercedes-Benz criou o C300 de, uma solução híbrida plug-in com potência de sobra e uma autonomia considerável para um carro destas dimensões
São números que mais fazem lembrar um desportivo a gasolina: o C300 de vem equipado com um motor térmico diesel de 1.950 cc com 194 cv, a que se junta um outro motor elétrico de 90 kW (122 cv), alimentado por uma bateria de iões de lítio com 13,5 kWh de capacidade.
Combinados, estes dois blocos motrizes debitam uma potência total de 306 cv, assegurando um binário máximo de 700 Nm disponíveis logo a partir das 1.400 rpm. Mas esta potência e disponibilidade apenas são possíveis graças a uma transmissão de 9 velocidades 9G-TRONIC que confere uma tração máxima a este Classe C de forma completamente despercebida e nos oferece passagens de caixa rápidas, suaves e confortáveis.
A marca alemã continua assim a apostar nos motores térmicos diesel para as soluções híbridas plug-in. A verdade é que, mantendo-se fiel ao gasóleo, consegue reduzir as emissões de CO2 – combinadas na ordem dos 42 g/km – e rapidamente encontrou uma solução que diz ser capaz de percorrer até 57 km em modo totalmente elétrico.
Eletrificação “made in Estugarda”
O C300 de arranca, por defeito, em modo híbrido (Hybrid), e depois analisa as condições de condução para determinar se deve circular em modo elétrico ou híbrido. Não conseguimos aproximar-nos dos consumos anunciados pela marcar (até 1,6 l/100 km), mas podemos seguramente afirmar que é possível fazer uma média de consumos abaixo dos 3 l/100 km, o que para um veículo destas dimensões e com esta entrega é um atrativo. Existem ainda o modo “Charge”, que faz uso do motor diesel para carregar o conjunto de baterias durante a condução, e o modo 100% elétrico (“E-Mode”) está também disponível.
Porque é fácil perdermos a capacidade da bateria rapidamente, recomenda-se a utilização do modo “E-Save”, que reserva energia na bateria para quando for necessária uma utilização 100% elétrica.
E porque conduzir um carro 100% elétrico é cada vez mais uma necessidade (caminha a largos passos para escolha, também), a Mercedes-Benz disponibiliza um carregador de bordo que duplica a relação de carga dos 3,6 para os 7,2 kWh.
Assim, é possível carregar o sistema elétrico em apenas duas horas com recurso a uma wallbox Mercedes-Benz com uma potência de até 22 kW. Recorrendo a uma tomada normal da rede elétrica doméstica, o tempo de carga aumenta para cerca de sete horas.
Impressões
O C300 de é um “plug-in”. A versão mais básica – AVANTGARDE – despida de qualquer opcional e com jante de 18”, tem um PVP a partir de 57.700 euros, IVA incluído, valor que o coloca no terceiro escalão de Tributação Autónoma, a beneficiar de uma taxa reduzida de 17,5% por se tratar de um PHEV. A juntar a isto, o facto de o motor térmico funcionar a gasóleo, o que permite uma dedução parcial do IVA.
A versão ensaiada possuía um lote de opcionais orçados em mais de 11 mil euros (+ IVA) – Pack Premium, linha AMG, jantes AMG de 19”, pack condução dinâmica airmatic, pintura metalizada e acabamentos interiores em madeira de freixo – mas, embora equipada com este conjunto premium e dona de um conforto assinalável, perde alguns pontos no espaço disponível de bagageira. A razão deve-se, claro, à ocupação de parte deste espaço pelo conjunto eletrificado.
Apesar de uma gestão por vezes menos bem conseguida da bateria quando em modo híbrido, o C300 de compensa com a capacidade de entrega que demonstra quando o nosso pé direito fica mais pesado e, paradoxalmente, nos consumos: 6,5 l de consumo misto obtido quase sempre com o modo “Charge” ativado é um valor aceitável para um modelo que por via da sua eletrificação quase atinge as duas toneladas de peso.
Preço, rendas, consumo e motor
- Custo de aquisição:
41.297 Euros + IVA*
- Rendas:
861,96 € + IVA/mês, (36 meses)*
770,26 € + IVA/mês, (48 meses)*
- Consumo médio e emissões:
1,6 l / 100Km
42 g CO2/km (combinado)
- Dados do motor e bateria:
Diesel – 4 cilindros/1.950 cc, 194 cv/3.800 rpm, 400 Nm/1.600-2.800 rpm
Motor elétrico – 90 kW (122 cv)
Combinado – 306 cv/3.800 rpm, 700 Nm/1.400-2.800 rpm
Bateria – 13,5 kWh
(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 kms – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms