A força que uma estrela pode ter estampada num carro é bem medida pela importância que tem neste modelo.
O Citan é o resultado de mais uma parceria com a Renault e todas as versões, sejam de mercadorias ou de passageiros, são baseadas no Kangoo.
Claro que, além do símbolo, há outros aspetos distintivos que denunciam a identidade do construtor alemão, nem que seja na funcionalidade de alguns comandos situados na coluna da direção.
Não se espere é encontrar qualquer evolução de materiais ou, salvo a imponente grelha e o não menos imponente símbolo nela estampado, algo que o distinga da proposta da marca francesa.
A verdade é que isso é quanto basta para lhe conferir melhores valores residuais e as campanhas de renting que o importador nacional tem em curso estão muito assentes neste parâmetro.
Questões de imagem à parte, o MB Citan cumpre os propósitos: boa capacidade de transporte (volume de carga de 3.1 m³ e até 560 kg de carga útil), acessibilidade fácil à caixa de carga através da traseira ou pela porta lateral e um motor económico. Se 75 cv chegam é outra história. Podem bastar mas em muitas situações revelam-se escassos.
O ensaio decorreu sempre sem peso na traseira e essa talvez tenha sido uma das razões porque, em termos de conforto, a impressão final não seja tão positiva: demasiado balanço da caixa de carga e um comportamento que aconselha alguma cautela a empresas cuja atividade dependa da capacidade de rapidez das entregas ou do serviço.
Recentemente, em função do nível de equipamento, o Citan Furgão passou a poder dispor também de banco do acompanhante duplo.
Preço:
21.486 Euros (c/ AC)*
Rendas:
505,76 €/mês (36m)*
463,36 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
5,1 l/100Km
123 gCO2/km*
Características motor:
4/1.461 cc
75/4.000 cv/rpm
180 / 1750-2500 Nm/rpm
(*) Fonte Leaseplan