O “desportivo” mais acessível
O Classe A tem uma enorme importância para o crescimento da marca, sobretudo pelas diversas variações que a sua base permite, na utilização de motores mais pequenos, mais acessíveis e com volume de emissões mais reduzidos
Olhar para este CLA Coupé ou para a belíssima versão CLA Shooting Brake e imaginar que tem como ponto de partida o modelo mais acessível da Mercedes-Benz parece difícil de acreditar.
Na realidade, é isto que acontece. Mais: no coração do carro testado bate o coração do novo motor a gasolina 1.3 (ou 1.33…) desenvolvido a meias com a Renault que, apesar de leve e compacto, reivindica uns respeitosos 163 cavalos, manada que basta para não deixar ficar mal vista na estrada a silhueta desportiva deste CLA.
Na verdade, sem o brilharete e o refinamento das mecânicas mais potentes, o peso baixo, a aerodinâmica e a mais-valia do binário deste motor de 1.332 cc permitem ao mais acessível CLA Coupé um caráter e uma condução apesar de tudo divertida e, tão ao mais importante do que isso, conferem-lhe consumos e médias de emissões reduzidas, essenciais para o construtor à face dos cada vez mais apertados regulamentos europeus.
Com grande parte das vendas da marca assentes nas gamas Classe A e Classe C, de alguma forma, a oferta de ambas parece tocar-se e confundir-se. Tal não é inocente e de facto acontece, seja na designação, na partilha de mecânicas ou de equipamento, o que acaba por tornar ainda mais atraente derivações como esta, realizadas a partir do modelo da gama mais baixa. Assim é porque a presença exterior acrescenta valor à oferta, ao ponto deste CLA 200, que tem um preço de arranque abaixo dos 40 mil euros, ultrapassar os 51 mil euros com o equipamento e a transmissão automática presentes na versão ensaiada.
Para não perder o fio à meada, comparativamente ao Classe A de 5 portas, o CLA é ligeiramente mais comprido e mais baixo, com prejuízo dos lugares traseiros, nomeadamente em altura, e benefício da capacidade da bagageira, com 460 litros de capacidade. O tablier e o equipamento são comuns, não diferindo muito na posição de condução, apesar de obrigar a uma maior ginástica no acesso.
Dinamicamente, como se disse, é fácil esconder para quem não saiba, a exígua cilindrada deste motor. Combinado com a caixa automática de sete velocidades (opcional que custa 2.250 euros + IVA), a afinação desportiva da suspensão na linha CLA torna a condução mais ágil, porém dócil e previsível, podendo ser mais dinâmica, mais confortável ou mais económica consoante o tipo de condução selecionado e permitido pela às vezes indecisa transmissão automática.
Impressões
Com todas as funções e equipamento da gama disponíveis, o Mercedes-Benz CLA Coupé acrescenta estilo por um preço mais acessível que um motor mais pequeno lhe permite. Motor que não envergonha – vinque-se bem – a versão que pode ser considerada a porta de entrada dos desportivos do construtor, merecedora de uma suspensão calibrada para tirar partido da melhorada aerodinâmica. A única objeção mais visível, para quem factores de estilo e custo contam mais do que critérios de conforto ou de espaço, é apenas o trabalhar sonoro mais esforçado deste motor em velocidades mais elevadas.
Quanto a consumos, a média no final do ensaio foi de 7,2 litros, acima dos 5,3 litros de consumo combinado anunciados, com tendência para crescer sempre que o tipo de condução não quer deixar ficar mal a aparência exterior do novo CLA Coupé.
Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor
- Preço:
39.749 Euros*
- Rendas:
537,86 €/mês (36 meses)*
555,00 €/mês (48 meses)*
- Consumo médio e emissões:
5,6 l / 100Km
129 gCO2/km
- Dados do Motor:
4 cilindros / 1.332 cc
163 / 5.500 cv/rpm
250 / 1.620 – 4.000 Nm/rpm
(*)Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms