Jogada certeira

O EQA é ágil, silencioso e bastante agradável de conduzir. É o SUV 100% elétrico mais acessível da Mercedes-Benz, dirigido a um condutor essencialmente urbano, que privilegia a ideia de sustentabilidade, aprecia a tecnologia e dá valor à imagem.

O Mercedes-Benz EQA é construído com base no Mercedes-Benz GLA. Daí a silhueta semelhante, com a óbvia diferença de possuir uma zona frontal “fechada”, uma vez que não existe necessidade de arrefecimento do motor.

Existem detalhes na iluminação, nomeadamente da traseira, e tem jantes específicas, mais eficientes.

Já no interior, os ecrãs digitais passam a debitar informação própria de um carro elétrico.

https://fleetmagazine.pt/2021/08/25/mercedes-benz-futuro-eletrico/

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Com a promessa de uma autonomia de até 420 km, eventualmente possíveis com uma circulação exclusivamente urbana, é mais realista conseguir chegar aos 350 km em circuito misto (cidade-estrada).

Para consegui-lo, há que saber dosear bem o pé direito; ou seja, uma condução brusca vai consumir energia de forma desnecessária e sobrecarregar o circuito de travagem que, na maioria das situações, pode ser poupado se anteciparmos a necessidade de reduzir velocidade, levantando simplesmente o pé direito do pedal.

Fazendo-o, o condutor está também a permitir que o motor elétrico produza alguma eletricidade, podendo controlar o poder de desaceleração, logo a capacidade para regeneração de energia, através de patilhas situadas atrás do volante.

Pode também programar o carregamento, acompanhar o processo e obter diversa informação relacionada com a condução elétrica, a partir de dois grandes ecrãs digitais: um atrás do volante – o painel de bordo, configurável – e outro situado em posição mais central, com função tátil, onde se concentram o sistema de navegação e de áudio, por exemplo, e são projetadas as imagens da câmara de estacionamento traseiro.

Com o mesmo comprimento, a instalação da bateria sob o piso interferiu na habitabilidade: face ao GLA o EQA perde pouco espaço traseiro, mas a bagageira fica reduzida a 340 litros. E este valor é fixo, já que o banco traseiro perde também a função deslizante.

Impressões

Com um caráter bastante individualista e muito voltado para um condutor mais jovem, com mais consciência ambiental e também mais dinâmico, o Mercedes-Benz EQA 250 debita o equivalente a 190 cv.

Para um carro com mais de duas toneladas de peso pode não representar um valor impressionante. No entanto, a resposta pronta e o facto de ser um SUV compacto com o centro de gravidade mais baixo (devido aos cerca de 500 kg adicionais da bateria), contribuem para uma condução surpreendentemente ágil e até bastante divertida.

Podendo ligar-se a um posto com carregamento rápido de 100 kW, a marca assegura ser capaz de recuperar até 80% da bateria em meia hora. Uma vez que a capacidade interna de carregamento é de 11 kW, ligado a um posto público ou a uma wallbox com pelo menos esse nível de potência, precisa de cerca de seis horas para reabastecer a bateria de energia.

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