A primeira estrela 100% elétrica
É o modelo pioneiro da mobilidade 100% elétrica na marca alemã. Uma estrela que promete viajar durante mais de quatrocentos quilómetros com uma carga completa da bateria
EQ designa os modelos eletrificados da Mercedes-Benz, híbridos incluídos, com o EQC a ser o primeiro com propulsão 100% elétrica.
Com 417 km de autonomia publicitados graças a uma bateria de 80 kWh, uma das facilidades do EQC é a possibilidade de carregamento ultrarrápido de 110 kW. Isto permite-lhe receber energia para cerca de 220 km em sensivelmente 40 minutos; porém, atualmente, estes carregadores ainda não existem em Portugal. Por isso, precisa de duas horas para atestar cerca de 80% da capacidade da bateria, nos atuais postos rápidos de 50 kW.
Em termos visuais, o EQC diferencia-se bastante do GLC. Apesar de manter sensivelmente as mesmas dimensões exteriores, ficou mais pesado por causa da bateria de 650 kg instalada ao longo da sua base. Uma das desvantagens é manter o túnel central, o que não beneficia a habitabilidade do banco traseiro. A outra, a necessidade de uma suspensão mais firme reduzir a capacidade de amortecimento. Porém, o centro de gravidade mais baixo e a circunstância de poder circular com tração total através do funcionamento conjunto dos dois motores, conferem-lhe estabilidade e bom comportamento em zonas sinuosas.
Peso penaliza-lhe autonomia
Existem quatro modos de condução, entre o mais desportivo e o designado “Long Range”. Este último reduz ainda mais o consumo de energia dos sistemas (sem comprometer os de segurança ou as ajudas à condução) e as acelerações ficam ainda mais progressivas do que no modo “ECO”. Dado que ao longo do teste o EQC foi quase sempre conduzido de forma eficiente, não sentimos variações significativas de consumo de energia entre estes modos de condução e o Comfort. Refira-se ainda que a média obtida foi de 20,9 kWh, contra os 19,2 kWh anunciados pela marca.
O peso total do EQC (cerca de 2,5 toneladas) não joga a favor dos consumos urbanos com trânsito denso ou em autoestrada, situações em que facilmente se registam valores acima dos 25 kWh. Logo, reduzindo a sua autonomia para cerca de 300 km.
Os painéis digitais possuem programas específicos para a condição de veículo elétrico, embora mantenham os sistemas presentes nos modelos mais recentes da marca, como o “Olá Mercedes” para os comandos de voz, ou as soluções de conectividade. A partir de uma página EQ, o condutor pode acompanhar os consumos, regeneração e autonomia, pesquisar pontos de carregamento e programar, preparando a bateria em termos de temperatura, para otimizar o fluxo de entrada de energia.
Impressões
É um claro piscar de olhos às empresas: o EQC 400 é proposto em campanha para empresas por 62.500 euros (mais IVA), no limite máximo que permite a dedução do IVA e o acesso a um conjunto de benefícios fiscais.
Conduzindo-se facilmente com se de um Mercedes-Benz automático se tratasse (não falta o tradicional manípulo à direita do volante), o EQC possui patilhas atrás do volante que permitem controlar o poder de regeneração. Conduzido de forma inteligente, esta possibilidade reduz significativamente a necessidade de atuar sobre os travões.
Preço, rendas, consumo e motor
- Custo de aquisição:
64.500 Euros + IVA*
- Rendas:
1.278,05 € + IVA/mês, (36 meses)*
1.194,86 € + IVA/mês, (48 meses)*
- Dados do motor e bateria:
Motor elétrico – 300 kW
Potência – 408 cv / 760 Nm
Bateria – iões de lítio, 80 kWh de capacidade
Autonomia – 417 km
(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 kms – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms