Todo-o-terreno elegante
A ideia de que uma pick-up é um veículo rude, pouco atrativo e de condução exigente foi posta de parte durante a criação da nova geração da L200. A intenção foi convencer o mais cético dos profissionais de que um carro de trabalho, mais do que uma ferramenta, também pode ser uma companhia.
Em 2019 conquistou 30% do segmento em Portugal, entre todas as versões de carroçaria e equipamento. A Mitsubishi L200 Strakar é uma das pick-up mais conhecidas em todo o mundo e reclama para si características como robustez e versatilidade apenas ao alcance de poucas.
A nova L200 foi alvo não só de uma renovação exterior, com linhas mais aguerridas, mas também de uma melhoria no interior, que conta agora com um nível de equipamento e de ajudas à condução muitas vezes esquecidos pelas marcas no fabrico de veículos desta natureza.
Da versão Intense que ensaiámos, destacamos o Controlo de Tração e Estabilidade e o ABS com EBD e ESS, úteis em dias de chuva, e a Ajuda ao Arranque em Subida, sem esquecer o Cruise Control com limitador de velocidade variável e a útil Câmara Traseira, ativada quando engrenada a marcha-atrás – num veículo com mais de 5,2 metros de comprimento faz toda a diferença.
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Esquecer o aborrecimento
A grelha dianteira em prata, composta pelo lettering STRAKAR disposto mais acima, no capot, o pára-choques traseiro em prata, as jantes de liga leve de 18 polegadas ou a caixa do espelho retrovisor exterior cromado, com regulação elétrica e rebatimento elétrico com aquecimento, são pequenos detalhes exteriores que revelam um dos objetivos da marca japonesa: conferir um caráter imponente e dinâmico, porém sem ignorar a estética, para enfrentar todos os tipos de desafios terrenos.
A resposta a esses desafios reside no motor 2.3 litros a gasóleo de 150 cv e binário de 400 Nm (disponíveis entre as 1.750 e as 2.250 rpm), no bloqueio de diferencial traseiro e no controlo dos modos de tração Super Select 4WD-II, facilmente comandado através do seletor rotativo instalado na consola central que, em conjunto com uma suspensão precisa, permite optar (em andamento) entre tração a duas ou a quatro rodas, podendo ser utilizado em pisos com aderência reduzida.
Impressões
Uma pick-up sólida, robusta e de condução fácil, que peca apenas pela insonorização pouco conseguida a velocidades mais elevadas. Na versão Cabina Club ensaiada, sofre com a ausência de lugar traseiro do lado esquerdo. A ocupação do único lugar traseiro à direita revela-se também um desafio para ocupantes de maior estatura.
A conectividade a bordo, graças ao Smartphone Link Display Audio (SDA) exibido no ecrã touch permite a utilização do smartphone e chamadas telefónicas ativadas por comando por voz, o que aumenta consideravelmente os níveis de segurança ao volante.
Dos consumos médios anunciados pela marca (8,3 l/100 km em ciclo WLTP), a FLEET MAGAZINE terminou o ensaio com uma média ligeiramente abaixo do oficial – 7,9 l/100 km.