Flirt fiscal
É SUV de médio porte, espaçoso, tem preço acessível e 10% de taxa de Tributação Autónoma. Não admira por isso o sucesso que tem junto das empresas em Portugal.
O tamanho exterior confere-lhe habitabilidade e, embora nesta versão não mantenha os sete lugares, espaço que é ocupado pela bateria e sistema de tração elétrico traseiro, os cinco que existem e a dimensão da mala asseguram capacidade suficiente para contentar as necessidades mais familiares.
As linhas exteriores do modelo atual foram evoluindo e modernizando-se desde 2013, mas o interior começa a evidenciar sinais da idade do projeto original. As novas cores dos painéis, os materiais e texturas mais suaves ou um volante mais moderno e funcional ajudam a quebrar uma imagem demasiado sóbria, todavia difícil de criar qualquer apelo emocional e com pormenores de funcionalidade muito datados.
Não é menos verdade que aquilo a que importa estar atento e comandar se mantém presente ao olhar e intuitivo de encontrar. Além disso, o Outlander pode dispor das ajudas à condução e dispositivos de segurança mais atuais, desde as câmaras 360º à porta da mala elétrica presentes no nível mais baixo Intense, aos diversos sistemas de alerta e mitigação de acidentes no equipamento Instyle.
Que tecnologia?
O Outlander PHEV atual possui um moderno motor a gasolina com um controlo do sistema de admissão/combustão afinado de modo a que a mistura ar/gasolina funcione de acordo com as necessidades da condução, avaliação que é feita a partir da pressão exercida sobre o pedal acelerador.
O motor a gasolina é coadjuvado por duas unidades elétricas instaladas nos dois eixos, que podem funcionar de modo independente alimentadas pela bateria de 13,8 kWh. Estes dois motores garantem mobilidade elétrica durante sensivelmente 40 km, autonomia dependente das condições do percurso e da ansiedade de quem o conduz. Mas é possível consegui-los com a bateria a 100% e não necessariamente em circuito urbano.
A bateria do Outlander PHEV pode ser carregada a partir de uma tomada doméstica (5 a 7 horas dependendo da potência) ou obter 80% da sua capacidade em cerca de meia hora ligando-a a um carregador de 22 kW. Existem duas tomadas localizadas no guarda-lamas traseiro: Tipo 1 e CHAdeMO, a primeira para carregar em casa ou em postos públicos de Corrente Alterna (CA) lentos ou rápidos públicos. A segunda (CHAdeMO) serve para a entrada de Corrente Contínua (CC), de alta potência.
Mas não só através deste meio, o que exige saber retirar partido da tecnologia que o Outlander oferece: a capacidade de regeneração e a ação do motor a gasolina enquanto gerador podem permitir manter bateria suficiente para as situações que potencialmente interferem negativamente no consumo de gasolina – arranque, trânsito mais intenso, necessidade de mais potência em subidas ou ultrapassagens… -, um “jogo” que o condutor pode acompanhar observando os fluxos de energia e de tração exibidos no ecrã central.
Esgotada a energia da bateria e com uma condução consciente torna-se possível manter médias entre os 8 e os 10 litros (de gasolina), valores que, não sendo exagerados para o peso e volumetria deste SUV, recomendam que o levemos à tomada elétrica o maior número de vezes possível.
Outlander?
O facto de o modelo atual contar com dois motores elétricos em ambos os eixos (dianteiro com 82 cv, traseiro com 95 cv) conferem estabilidade de ao andamento do Outlander e facilitam o trabalho dos diferentes sistemas de controlo das suas reações. Com a vantagem de todo o sistema poder ser controlado de forma automática, o que melhora o conforto de quem o conduz.
Mas poder ter tração integral na ação combinada dos motores melhora-lhe apenas o comportamento. Com três motores a debitarem uma potência total de 230 cv, o Outlander pode ser rápido para um SUV familiar e, apesar de ser um carro grande, deixar-se conduzir de uma forma muito prática e acessível.
Os mais exigentes em matéria de eficiência vão com certeza apreciar a possibilidade de poderem controlar diretamente alguns sistemas do Outlander PHEV, como a capacidade de regeneração da energia proveniente das fases de desaceleração e travagem, comandada a partir de patilhas atrás do volante.
10% de Tributação Autónoma
Em 2019, o Mitsubishi Outlander PHEV valeu quase 8% das matrículas de viaturas híbridas plug-in em Portugal, grande parte das quais foram vendas a profissionais. Os 34.990 euros, preço sem IVA exclusivo para empresas, revelam claramente a aposta feita neste canal, com os 10% de Tributação Autónoma a contribuírem muito para equilibrar os custos de utilização, isto, claro, se o seu potencial de locomoção elétrica for convenientemente rentabilizado.
É precisamente este factor que pode mais desequilibrar os custos, já que, aliado à tecnologia híbrida, existe um motor a gasolina de 2,4 litros, instalado numa estrutura com quase duas toneladas.
Preço, rendas, consumo e motor
- Custo de aquisição:
34.990 Euros + IVA*
- Rendas:
739,01 € + IVA/mês, (36 meses)*
704,68 € + IVA/mês, (48 meses)*
- Consumo médio e emissões:
2,0 l / 100Km
46 g CO2/km (combinado)
- Dados do motor e bateria:
Gasolina – 4 cilindros/2.360 cc, 135 cv/4.500 rpm, 211 Nm/4.500 rpm
Motores elétricos – 60 kW (82 cv), 137 Nm / 70 kW (95 cv), 195 Nm
Combinado – 230 cv/7.000 rpm, 300 Nm/4.000 rpm
Bateria – 13,8 kWh
(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 kms – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms