Ainda é cedo para apostar, mas a Ford poderá ter feito um brilharete com o motor 1.0 Ecoboost.
Repare-se o valor de renda que se consegue com este modelo, inferior em mais de 30 euros por mês em comparação à motorização 1.6 diesel, de acordo com dados fornecidos pela Leaseplan. Enquanto este fica por 479 euros por mês, num contrato de 48 meses a 30.000 km por ano, já o 1.6 diesel fica em 512 euros.
O 1.0 Ecoboost é, recorde-se, um motor a gasolina de três litros e um litro de volume, com prestações idênticas ao que se consegue com um bloco convencional, de dimensões maiores. A versão ensaiada foi a de 125 cv, mas existe também uma menos potente com 100 cavalos.
A Ford indica emissões de 114 g/km de CO2 e consumos de 5,0 l/100 km. Não os conseguimos, mas ficámos perto. O que conseguimos foi verificar que, mesmo em situações onde os motores mais pequenos a gasolina falham, este 1.0 Ecoboost submergia bem.
Tendo ainda em conta que a versão testada foi a carrinha, que acrescenta mais uns quilos ao peso total do conjunto, os resultados são impressionantes. Nas recuperações de caixa, nas acelerações e mesmo nalguns quase arranques a baixa velocidade em segunda, o pequeno motor de 97 quilos esteve sempre à altura.
O único senão é em velocidades mais elevadas, sobretudo numa condução continuada em auto-estrada, onde se recente nas grandes subidas. No carro em si, nota-se mais conforto e os dispositivos de auxílio ao condutor são bem-vindos.