Preteridas pelos SUV, as “carrinhas” são ainda a preferência de muitos condutores europeus. Mais eficientes, geralmente mais dinâmicas e igualmente versáteis, conciliam o espírito de um automóvel familiar com uma condução bastante acessível

Entre as marcas mais procuradas pelos europeus que optavam por uma carrinha, – e os portugueses não foram exceção -, a Opel ocupou sempre um lugar de destaque. O atual Astra de cinco portas e esta versão Sports Tourer (ST) são baseados numa das bases do grupo Stellantis, felizmente uma interpretação muito própria e que parece ter sabido manter o espírito da marca alemã. Exemplo disso, distingue-se da Peugeot 308 SW por ser mais comprida, mais larga e mais baixa, pela forma esguia da carroçaria com uma frente rebaixada, com superfícies negras na parte frontal que lhe acentuam a presença.

Interiormente há mais que a diferencie da 308 SW do que apenas uma posição de condução mais consensual para aqueles que não entendem ou não apreciam a posição “i-cockpit” da Peugeot. O Astra é um carro muito intuitivo de conduzir, com uma posição de condução “fácil”, que permite uma aprendizagem rápida das funções e comandos principais. Seja a partir dos controlados através do ecrã central digital tátil, ou de um dos vários botões externos que dão acesso às funções mais utilizadas, evitando, com isso, que o condutor se distraia por desviar durante mais tempo o olhar da estrada.

A ativação por voz está também presente e, já que se fala em segurança, o Astra está equipado também com um dos mais eficazes sistemas de iluminação LED. Com controlo automático no cruzamento de veículos ou na aproximação dos que seguem na mesma direção, os faróis “full LED”, decididamente, melhoram as condições de visibilidade durante a condução noturna.

Equipado com uma bateria de 51 kWh (úteis) instalada debaixo dos bancos, a autonomia anunciada é, em grande parte, mérito da eficiência deste novo motor. Apesar de mais potente – e com um modo Sport para fazer chegar mais rápido os 156 cv anunciados -, numa utilização mista e não muito exigente é possível manter consumos médios de 14 kWh a cada cem quilómetros.

Em teoria, este consumo permitiria percorrer cerca de 360 km com uma única carga de bateria. Contudo, numa visão mais realista é de esperar algo em torno dos 320/330 km. Autonomia que ainda assim será suficiente para utilização diária, com a capacidade de carregamento rápido de até 100 kW a permitir ganhar mais rapidamente quilómetros de energia durante viagens mais longas.

Impressões

Como modelo familiar que se preza, a Opel Astra Sports Tourer garante versatilidade e conforto. A capacidade da bagageira pode variar entre os 516 e os 1.634 litros, mas não existe lugar para guardar os cabos de carregamento por debaixo do piso, havendo apenas espaço para o kit anti-furo do pneu e pouco mais.

Os encostos do assento traseiro rebatidos resultam numa superfície plana com mais de dois metros de profundidade, medidos da parte interior da porta da mala até à parte traseira dos encostos do banco da frente, com estes colocados na posição mais avançada. Quanto ao conforto, mérito para o trabalho da suspensão, que gere de forma meritória os mais de 1.700 kg do conjunto, na combinação entre as exigências de desempenho e as necessidades de conforto dos ocupantes.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Opel Astra Sports Tourer Electric

Custo de aquisição33.314 euros + IVA
Renda 36 meses717 euros + IVA
Renda 48 meses762 euros + IVA
Motor elétrico156 cv
Binário máximo270 Nm
Consumo combinado15 kWh/100 km
Bateria51 kWh (úteis)
AutonomiaAté 413 km (combinada)
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC100 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição