Muito já foi dito sobre o novo Opel Astra, a começar por nós próprios, como por exemplo aqui, aqui e aqui. Mas nada como sentar e ter a experiência de condução para ver o que este Opel Astra Sports Tourer é capaz.
A configuração do Opel Astra Tourer é praticamente igual à da berlina, com diferenças óbvias nas dimensões. O Tourer é 332 mm mais comprido, mas 171 mm mais estreito. A altura é sensivelmente a mesma: 25 mm mais alto.
A própria construção da Astra Tourer vai ter efeitos na condução. A arquitetura desta carrinha é totalmente nova e elaborada com aços ultrarresistentes de baixo peso. Outro efeito da utilização destes materiais é que a carrinha é 190 kg mais leve que o modelo anterior. Acrescente-se o design, que a torna a carrinha mais aerodinâmica do segmento (dados da marca), com um coeficiente de apenas 0,272.
Na prática, o que isto dá é uma carrinha com um comportamento exemplar, muito semelhante ao da berlina. A nossa experiência passou por estradas com grandes variações de altitude e curvas de todas as formas e feitios, obrigando a travagens acentuadas, mudanças bruscas de velocidade e curvas tentadas em todas as configurações para adivinhar a resposta do chassis. Nestes testes, a Astra Sports Tourer portou-se surpreendentemente bem. Como a carrinha está leve e o chassis foi reforçado, o que acontece é que aquela sensação de adornamento que por vezes aparece nas carrinhas, devido à sua relação comprimento-largura, está agora bem segura, tornando até possível curvas em maior velocidade sem com isso comprometer o conforto e, claro, a segurança.
A versão testada foi a 1.6 CDTI com o Pack Innovation Plus, com 110 cv. É a mais económica de todas, com consumos anunciados de 3,4 l/100 km e emissão de CO2 de 89 g/km. O consumo conseguido não foi este anunciado, mas também não esteve muito longe. Para 700 km percorrido, tivemos 5,4 l/100km de média, muitos deles em auto-estrada e com muito trânsito urbano congestionado pelo meio…
No motor, os 110 cv disponíveis são mais do que suficientes. Um detalhe interessante é a facilidade com que a Astra Sports Tourer consegue ultrapassar os momentos mortos que aparecem entre as rotações muito baixas e aquelas onde aparece o maior binário.
É um motor que suportava bem uma caixa automática, que infelizmente só estará disponível na versão seguinte de 136cv. Mas, no total, a Astra Sports Tourer aparece a fazer jus ao histórico que tem no mercado de empresas, inclusivamente com custos de utilização melhorados e um valor residual mais seguro. E, se houvesse dúvidas, a condução é a melhor forma de confirmar que o Astra resulta melhor em carrinha do que na berlina.