O Crossland X é o resultado de um projecto partilhado com o grupo PSA, acordado muito antes do construtor francês ter comprado a marca alemã (e a Vauxhall) à General Motors.

O mais pequeno e mais novo crossover da Opel situa-se, em termos de dimensões, abaixo do Mokka e é sempre classe 1 nas portagens.

Parte de uma excelente base – uma versão revista da utilizada pelo Peugeot 2008 – mas, ao contrário do carro francês, revela-se mais limitado fora do alcatrão.

Tem características próprias dos crossovers, como a altura ao solo ou as proteções na carroçaria, que, neste carro, não parecem resultar bem em termos dinâmicos e aerodinâmicos.

De facto, o Crosslander X parece ser um carro construído do interior para o exterior, dando prioridade à habitabilidade, à modularidade e ao lado funcional do habitáculo.

Assim é desde a funcionalidade do banco traseiro – que desliza 15 cm longitudinalmente, rebate em várias secções e tem várias posições do encosto – à extraordinária capacidade da mala: 410 ou 520 litros, consoante a posição dos bancos traseiros, podendo chegar aos 1255 litros com eles rebatidos.

Mas, se é verdade que oferece todo este espaço de carga, e ainda para dois adultos poderem viajar confortavelmente atrás (apesar de ter lotação para três), ou ainda excelentes acessos devido às grandes portas laterais, é precisamente este último factor que acaba por lhe condicionar a aerodinâmica; é que, a partir de determinadas velocidades, torna-se complicado viajar com um dos vidros dianteiros aberto…

A altura da plataforma permite-lhe ir ao encontro dos desejos de quem gosta de uma posição de condução elevada, assegurando melhor visibilidade (para trás pode contar com a ajuda de câmara traseira) e, consoante a altura do banco, uma posição mais confortável para as costas.

Em contrapartida, a distância ao solo e o desempenho macio da suspensão, talvez sejam capazes de pregar alguns sustos iniciais em curva.

Nada que as muitas ajudas à condução ou os sistemas electrónicos de segurança, muitos dos quais propostos de série, não ajudem a controlar. Mas não conseguem evitar os balanços da carroçaria sempre que o piso se degrada, contrariedade que se torna mais evidente quando se colocam as rodas fora do asfalto.

Máxima conetividade

O desempenho inspira um andamento tranquilo, muito familiar.

Além de oferecer um excelente espaço de mala, com este motor de origem PSA, o Crossland X é sobretudo uma solução económica, capaz de assegurar eficiência e custos de utilização reduzidos.

Classe 1 nas portagens, sem restrições, este Crossover compacto da Opel está também conforme as novas exigências de conectividade, ao propor os mais recentes sistemas de entretenimento compatíveis com dispositivos da Apple ou com sistema Android e ainda tecnologia de carregamento de smartphones por indução e hotspot Wi-Fi.

Preço:

24 114 Euros*

Rendas:

479,29 €/mês (36m)*
461,25 €/mês (48m)*

Consumos e emissões:

3,6 ~ 3,7 l/100Km
93 ~95 gCO2/km*

Características motor:

4/1.560 cc
99/3.750 cv/rpm
254/1.750 Nm/rpm

Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms