Espaçoso e muito bem equipado, o monovolume médio da Opel foi alvo de melhoramentos a meio do ciclo do produto.
Prático de conduzir, tem um interior elegante e com comandos que são finalmente funcionais e modernos, aliando, no caso do modelo ensaiado, uma motorização diesel que tem o mérito de revelar-se económica.
E o mais relevante é isso acontecer num carro com esta volumetria, que tem naturalmente maior resistência ao vento.
Para quem procura apenas a versatilidade típica de uma viatura monovolume familiar, saiba que pode contar com espaço e uma condução facilitada pela boa visibilidade e pela facilidade de ajustamento do banco.
Tudo condição essencial num carro que idealmente foi concebido para viagens mais longas, sem descurar a necessidade de manter poder de manobra em cidade ou em locais mais sinuosos.
Felizmente, no estacionamento é possível contar de série com sensores dianteiro e traseiro ou com a ajuda da câmara traseira (+ 225 euros).
Para aumentar o conforto e acrescentar dinâmica, o modelo ensaiados dispunha de chassis “FlexRide” com controlo eletrónico da suspensão (+ 900 euros).
Além de programado para ajustar automaticamente o amortecimento, permite selecionar três modos de funcionamento distintos que também podem agir sobre a direção e sobre o limite de intervenção do ESP.
Com 136 cv, o motor a gasóleo 1.6 CDTI tem dinâmica suficiente para uma utilização moderada, aliando virtudes de economia como já se referiu.
O seu trabalhar não é extraordinariamente refinado mas, exceto quando a Zafira está muito pesada ou aborda subidas mais longas e acentuadas, permite-lhe recuperações sem exigir muito trabalho com a caixa de velocidades.
No final do ensaio a média de 6,5 litros deveu-se principalmente ao facto do mesmo ter decorrido maioritariamente em autoestrada e em cidade.
Mais vantagens com influência sobre os custos de utilização são as revisões a 2 anos/60 mil kms, tendo a primeira um custo aproximado de 130 euros.
Habitabilidade do Opel Zafira
O espaço interior é abundante e bem aproveitado. Inclusive em altura em todos os lugares.
Mas se ele é bom para as pernas nas duas primeiras filas (com os assentos centrais a poderem deslocar-se longitudinalmente ao longo de 21 cm), o assento central é estreito para um adulto.
Tal com os dois suplementares da terceira fila são mais indicados para crianças, porque alguém com mais estatura será obrigado a viajar com as pernas encolhidas e elevadas.
O acesso a estes lugares requer alguma agilidade e o processo de instalação/recolha dos dois bancos, apesar de simples e de deixar o piso plano, exige que se remova a chapeleira e esta não é fácil de guardar no lugar previsto.
O espaço de carga atinge os 710 litros com 5 lugares, mas é de apenas 152 litros com os sete bancos disponíveis.
A modernização exterior – na dianteira, grelha, para-choques e iluminação – foi acompanhada pela atualização do interior e pela introdução de mais equipamento, nomeadamente os mais atuais sistemas do sistema de informação e entretenimento, incluindo disponibilidade da tecnologia de assistência Opel OnStar e instalação de um “hotspot” 4G para benefício de todos os ocupantes.
Uma consola central mais simples e “limpa” de comandos melhorou grandemente a ergonomia ao reagrupa-los de forma muito mais funcional.
Preço:
34.344 Euros*
Rendas:
595,06 €/mês (36m)*
567,40 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
4,5 l / 100Km
119 gCO2/km*
Características motor:
4 / 1.598 cc
136 / 3.500 cv/rpm
320 / 2.000-2.250 Nm/rpm
Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms