O Renault Master é um caso de sucesso junto dos clientes profissionais. Com 45 anos de história, já vendeu mais de três milhões de unidades e mantém-se como uma das soluções a ter em conta na hora de optar por um furgão de grandes dimensões
À primeira vista, a imponente e distinta grelha deste furgão de nova geração convence até o mais cético dos profissionais: o Master está mais atual e fiel à imagem Renault. Na dianteira, destacam-se agora a grelha de grandes dimensões, com o novo logótipo do fabricante francês bem ao centro, ladeado pelos faróis horizontais full-LED de grandes dimensões e pelas luzes diurnas em C.
E o Master promete, conforme refere o fabricante, “ir mais longe, transportar mais e custar menos”. Este “custar menos” tem razão de ser. A Renault explica que todos os motores que agora equipam o Master proporcionam melhorias significativas no consumo de combustível (menos 1,5 l/100 km, em média).
Uma das justificações encontra-se no design “Aerovan” da carroçaria, que garante uma resistência aerodinâmica melhor relativamente à anterior geração (foi reduzida em 20%). A Renault trabalhou nos mais pequenos detalhes: encurtou o capot, avançou e inclinou ainda mais o para-brisas, simplificou retrovisores e condutas de entrada de ar no para-choques e estreitou a traseira.
Todo este apuro aerodinâmico resultou numa significativa melhoria do conforto acústico a bordo e isso é notório ao volante do Master: além do tradicional rolar de pneus, os ruídos aerodinâmicos em condução extra-urbana são quase inexistentes. Embora, tratando-se de uma unidade com motor de combustão interna, o ruído do motor se faça sentir.
No habitáculo registam-se grandes mudanças.
O Master não se parece com um carro comercial destas dimensões. Todo o habitáculo está mais moderno, a começar pelo painel de instrumentos digital, que inclui, ao centro do cockpit, o sistema multimédia OpenR com Google integrado, à semelhança dos restantes modelos de passageiros da marca. Este sistema é compatível com Appel CarPlay e Android Auto, facilitando a interação do condutor com o seu veículo de trabalho.
Equipa um motor diesel 2.0 litros Blue dCi com 130 cv e um binário ultracompetente de 350 Nm, capaz de puxar este furgão por qualquer tipo de terreno, com o apoio de uma bem escalonada e curta caixa manual de seis velocidades.
Impressões
Embora se trate de um veículo comercial ligeiro de grandes dimensões, o Master L2H2 ensaiado não acusa o peso nem o tamanho na hora de o manobrar.
Com um diâmetro de viragem entre passeios de 12,8 metros, é sem dúvida um comercial muito fácil e intuitivo de conduzir. A isso acresce o facto de estar muito bem equipado e oferecer bastante espaço de arrumação a bordo: 135 litros de espaço útil, mais 25% do que o disponível na anterior geração.
Na versão L2H2 ensaiada, o peso máximo rebocável (com travão) é de 2.500 kg. Oferece um volume de carga útil até 10,8 metros cúbicos e um comprimento útil de carga no piso de 3,22 metros.
O ensaio foi concluído com uma média de 7,3 l/100 km, abaixo do anunciado pela marca, ainda que tenha sido feito com a caixa de carga em vazio.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Renault Master Van L2H2 3T5 Blue dCi 130
Custo de aquisição | 31.377 euros |
Renda 36 meses | 854 euros |
Renda 48 meses | 791 euros |
Motor a gasolina | 1.997 cc |
Potência | 130 cv |
Binário máximo | 350 Nm |
Consumo Combinado | 7,7 l/100 km |
Emissões | 203 g/km |
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |