Um SUV Coupé nada tradicional, de desempenho elevado graças aos 300 cv de potência e também a um chassis e uma suspensão preditiva alinhados para o condutor tirar partido da estrada. Com benefícios fiscais associados pelo facto deste Renault Rafale ser um híbrido plug-in
O destaque inicial não chega para resumir tudo aquilo que este carro oferece. Sobre a parte estética estamos conversados: é um carro – e esta versão ‘esprit Alpine’ em particular – capaz de dar nas vistas e de fazer rodar pescoços à sua passagem.
Mas se o quadro geral cativa, há que prestar atenção a dois detalhes exteriores: o símbolo “4Control” estampado na lateral e as igualmente vistosas jantes de 21”, vitais para o desempenho do veículo.
Com a suspensão inteligente autoajustável e um chassis afinados especificamente para garantir segurança ao colocar sobre a estrada tão elevada potência, sem com isso comprometer o desempenho ou a agilidade, é sobre o sistema 4Control que recaem as atenções. Curvar suavemente a velocidade mais elevada não parece uma combinação possível, mas é precisamente isso que este sistema de quatro rodas direcionais permite fazer. Na altura de estacionar seria ótimo que as quatro rodas rodassem por completo na diagonal mas, com as traseiras a poderem fazê-lo apenas cinco graus, até nas manobras de parqueamento o condutor sentirá a diferença.
Sobre os pneus de baixo perfil, dois aspetos a salientar: a sua dimensão é essencial para o desempenho (já agora, para a estética também), mas não ajudam ao conforto quando se transita sobre piso mais irregular.
O Rafale, que partilha o nome com o conhecido avião militar francês, também consegue fazer voar mais alto o desejo de subirmos a bordo. Saltando a apresentação estética cativante do interior, é importante desde já referir que o formato da carroçaria não retira espaço ao habitáculo ou à capacidade de mala, apesar de a bateria de tração e do motor eléctrico traseiro obrigarem a reduzir a sua capacidade para 539 litros.
Da posição de condução à funcionalidade do ambiente digital e da informação prestada, da qualidade dos materiais ao equipamento disponível nesta versão, tudo aponta o Rafale a um segmento mais premium do que se poderia esperar de uma marca generalista. Único detalhe, é preciso habituar-nos ao manípulo que comanda a direção do veículo e que está localizado atrás do volante.
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Fiscalidade do Renault Rafale plug-in
O preço indicado pela Renault para empresas desta versão é de 37.110 euros, IVA não incluído. Pelas suas características é um modelo destinado a escalões de escolha de viatura mais altos. Porém, este preço coloca-o no primeiro escalão da Tributação Autónoma, por isso com os encargos sujeitos a uma taxa reduzida de 2,5%, de acordo com o regime fiscal que vigora em 2025.
Eficiência, energia e autonomia elétrica
Como fontes de tração o Rafale PHEV conta com dois motores elétricos nos dois eixos, apoiados por um pequeno e generoso motor a gasolina de 1,2 litros. Existe um terceiro motor elétrico mais pequeno, junto do motor térmico, que serve para gerar energia. Da combinação resultam 300 cv, com a força do binário do motor elétrico traseiro a dar grande impulso à aceleração inicial.
A bateria de 22 kWh pode ser recarregada em cerca de três horas, através de uma fonte de corrente alternada com até 7,4 kW de potência. Promete uma autonomia elétrica de até 105 km. No entanto, a dinâmica de condução desta versão do Renault Rafale torna desafiante conseguir atingir tal marca. Com a bateria carregada e o tanque de 45 litros atestado, a autonomia total pode chegar aos 1.000 km. Ficou por testar se isso é possível, ainda que para consegui-lo seja preciso manter o sistema MultiSense sempre no modo Eco.
Impressões
Não vai desiludir quem pretende ‘apenas’ um SUV com presença, boa capacidade de manobra, espaço a bordo e muita tecnologia disponível. Porém, graças a um sistema de gestão inteligente da tração entre os eixos, à afinação do chassis e à câmara dianteira, que permite à suspensão antecipar e ajustar-se para o que a espera nos próximos metros de estrada, o Renault Rafale será certamente muito apreciado por condutores que valorizam um desempenho rápido e um comportamento ágil (4Control Advanced). Pelas mesmas razões, também se destaca pela facilidade com que pode descrever sucessivos trajetos sinuosos, controlando exemplarmente o balanceamento da carroçaria.
Custo de aquisição e características do Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv Plug-in Hybrid esprit Alpine
Custo de aquisição | 40.386 euros + IVA |
36 meses | 905 euros + IVA |
48 meses | 858 euros + IVA |
Potência combinada | 300 cv |
Binário | 221 Nm |
Bateria | 22 kWh (úteis) |
Motor Gasolina | 150 cv/110 Nm |
Motor Elétrico dianteiro/traseiro | 68 cv/136 cv |
Consumo de combustível (combinado) | 0,5 l/100 km |
Emissões CO2 | 12 g/km |
Autonomia elétrica | 105 km |
*Valores Ayvens. Quilometragem Técnica Máxima: 200.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |