Ágil e espaçoso, o Arona é o SUV mais pequeno da SEAT. Um trunfo eficiente para acrescentar mais clientes à marca.

Nas empresas pode ser opção aos hatchback de 5 portas ou até mesmo carrinhas do segmento C

A principal característica do Arona é o desenho bem conseguido e consensual, com uma altura ao solo favorável para a utilização típica dada a este género de veículos: 19 cm que permitem tranquilamente trepar passeios e fazer algumas incursões fora do alcatrão.

Com as devidas precauções em matéria de aderência, porque não tem pneus para isso, não há tracção total e nem qualquer ajuda própria de um todo-o-terreno.

A maior altura interior beneficia claramente a habitabilidade e, mesmo se é possível e mais favorável dirigi-lo com o banco bastante rebaixado, essa posição deixa espaço suficiente para as pernas dos ocupantes traseiros.

Além de poder contar-se com uma excelente e muito funcional bagageira: 400 litros, nada mau para as dimensões compactas do Arona.

Curiosamente, pela negativa, poderá referir-se a posição de condução. Usualmente, o utilizador deste género de veículos privilegia uma posição de banco mais elevada, mas desejar dirigi-lo com o banco rebaixado deve-se simplesmente ao desconforto que provoca a maior profundidade do assento dianteiro.

Seguro e com um comportamento previsível, controlado em grande medida por um lote bastante completo de ajudas à condução, presentes naturalmente consoante o nível de equipamento, o SEAT Arona pode equipar-se com um de dois motores a gasolina ou com a multifacetada unidade a gasóleo 1.6TDI do grupo Volkswagen.

Foi com esta última que o levamos por caminhos “assim-assim” porque, insista-se, ele não é na verdade um todo-o-terreno, tem apenas a plataforma um pouco mais elevada e pneus que nem sequer nos permitem rodar fora do alcatrão em piso demasiado agreste ou escorregadio.

Mas como em estrada, a condução prática, a facilidade de manobra e a agilidade foram o seu forte e, apesar da suspensão mais rija para conter o balanço gerado por um centro de gravidade mais elevado, há um grande esforço para não penalizar demasiado o conforto.

Assim como o há relativamente à insonorização deste motor que não é particularmente silencioso.

Genericamente, pode catalogar-se como um carro simpático, apesar da expressão ser uma abordagem simplista de um modelo que, afinal, até é prático de dirigir, tem boa habitabilidade traseira fruto da altura interior e que, mesmo sem conseguir transmitir qualquer espécie de emoção em particular, cumpre bem o seu papel num segmento em expansão.

Para um construtor que vivia em grande medida pelos números obtidos em duas gamas – Ibiza e Leon –, o salto europeu dado pela marca espanhola nos últimos 2/3 anos é muito devido pelo surgimento de dois SUV – primeiro o Ateca, depois este Arona –, permitindo à SEAT posicionar-se como uma importante marca generalista no contexto europeu

Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

24.654 Euros*

  • Rendas:

469,98 €/mês (36m)*

441,87 €/mês (48m)*

 

 

  • Consumo médio e emissões:

4,3 l / 100Km /

138 gCO2/km*

  • Dados do Motor:

4 / 1.598 cc (diesel)

95 / 2.750 – 4.600 cv/rpm

250 / 1.500 – 2.600 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms