
Até à chegada do Leon era aquele que garantia a popularidade e o maior volume de vendas, daí o carinho, mas também a responsabilidade assumida por esta nova geração.
Embora tenha herdado parte da silhueta do anterior, esta renovação devolveu ao mercado um carro ligeiramente maior, com um ar jovem e moderno, recheado de tecnologia capaz de satisfazer as necessidades dos novos consumidores.
Simultaneamente, com espaço e atitude mais próprias do segmento médio do que utilitário, que é aquele de que o Ibiza faz parte.
São exemplos disso a capacidade da bagageira – 355 litros – mas também o espaço do habitáculo, que passou a estar entre os maiores da categoria.
A qualidade dos materiais evoluiu, tal como a ergonomia, sendo salutar ver como é possível integrar tecnologia de áudio, conetividade e ajudas à condução e fazê-la conviver de forma ergonómica e funcional.
Motores e atitude

Facto novo é este Ibiza ter apenas carroçaria de 5 portas e como motorização mais potente uma unidade a gasolina 1.5 com 150 cv, a tal que desliga dois dos quatro cilindros quando o andamento o permite.
Numa fase inicial, serve-se de um bloco de três cilindros com 75, 95 ou 115 cv, distribuídos por quatro níveis de equipamento.
É com este motor e os valores mais baixos de potência que a Seat quer começar a vender o Ibiza para frotas, até porque o diesel 1.6 TDI não deve chegar antes do final de 2017 e é mais do que certo que não haverá variante comercial de 2 lugares.
A pequena unidade de 3 cilindros e 999 cc debita 75 cv ou mais 20 cv com o auxílio de um pequeno turbo.
A utilização desta solução contribuiu para homologar o Ibiza 1.0 EcoTSI com valores de consumo e emissões mais baixos do que a versão menos potente, apesar da promoção das suas capacidades dinâmicas.
A sensação é a de um carro que se movimenta bem em arranque e até à terceira velocidade, esgotando a partir daí a mais-valia do pequeno turbo utilizado para reforçar a potência e binário deste motor.
Em andamentos mais exigentes ou na abordagem de lombas ocorrem quebras no andamento e maiores dificuldades de recuperação, apesar da plataforma e de todo o conjunto serem mais leves.
Indicado para uma condução tranquila e a olhar para a eficiente, o Ibiza satisfaz bastante em termos de conforto.
É também um carro que oferece uma condução muito acessível e boa visibilidade em manobra, exibindo ainda uma capacidade de insonorização invejável para a classe.
Preço:
21.115 Euros*
Rendas:
528,45 €/mês (36m)*
489,09 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
4,7 l / 100Km
106 gCO2/km*
Características motor:
3 / 999 cc
95 / 5.000 cv/rpm
175 / 1.500 – 3.500 Nm/rpm
Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms

