Mais familiar do que se possa imaginar pela potência, agradável de conduzir, com estilo e bem equipado, o smart #1 incorpora o espírito de uma nova era na história da marca
O #1 é simpático de conduzir, consegue ser surpreendentemente intuitivo apesar de toda a tecnologia a bordo e, sobretudo, é espaçoso para um carro que mede apenas 4,27 metros. A elevada distância entre eixos é responsável pela habitabilidade, sobretudo a dos ocupantes do banco traseiro, que podem beneficiar em altura, mas também de um generoso espaço para as pernas se deixarem deslizar para trás o banco traseiro. Porque pode fazê-lo ao longo de 12 cm, isso permite optar entre a habitabilidade traseira ou a capacidade da bagageira, que pode variar entre 273 e 411 litros. Sob o capot, há uma caixa coberta para os cabos de carregamento.
O interior do #1 é moderno, sofisticado e tecnológico. Com detalhes mais ousados, mas não em demasia. Por exemplo, conserva um painel informativo, digital e configurável, atrás do volante, acrescentando comodidade e segurança de parte da informação sobre a condução poder ser projetada no para-brisas, na linha de visão do condutor. Porém, apesar de comandos no volante e de acesso mais rápido que se encontram sob o ecrã central, é em ambiente digital que se controlam muitas funções do carro, incluindo a afinação dos retrovisores exteriores. De forma inteligente, o acesso a essa função surge automaticamente na tela central táctil, quando é alterada a posição do banco do condutor.
O ambiente interior é premium, em grande medida porque o nível de equipamento da viatura das imagens possui a mesma designação. Conta com bancos em pele sintética e um tejadilho panorâmico fixo, com uma cobertura interior que pode ser movida através de comando de voz. Inclui também sistema de estacionamento automático, um belíssimo sistema de som e muitas assistências que, de forma insistente, mantêm o condutor alertado para a condução e que controlam, através de sensores no volante, o seu estado de atenção à estrada.
Impressões
A autonomia prometida para esta versão com bateria de 62 kWh de capacidade útil são 440 km. Não será de todo impossível percorrer tal distância mas, de forma mais realista, será possível chegar ou ir pouco além dos 350 km, dependendo do percurso e do estilo de condução. Com 272 cv, este smart #1 pode acelerar bem e de forma estável, mas não tem um comportamento desportivo. É um carro para desfrutar, porque consegue assegurar conforto mesmo em viagens mais longas. Se for o caso, o smart #1, com este motor e bateria, aceita carregamento rápido até 150 kW. Em corrente alternada, o carregador de bordo permite até 22 kW. Apesar de mais lento, o carregamento AC prolonga a longevidade da bateria e é geralmente mais fácil de encontrar em postos públicos e de instalar em empresas.
O custo e rendas abaixo respeitam à versão Premium. O smart #1 Pro, com o mesmo motor de 272 cv e bateria de 49 kWh, representa um investimento de 29.282 euros e reduz as rendas para 642 e 617 euros, valores acrescidos de IVA.
Custo de aquisição, valores de renting e características do smart #1 Premium
Custo de aquisição | 35.524 euros + IVA |
Renda 36 meses | 732 euros + IVA |
Renda 48 meses | 701 euros + IVA |
Motor elétrico | 272 cv |
Binário máximo | 343 Nm |
Consumo combinado | 16,8 kWh/100 km |
Bateria | 62 kWh (úteis) |
Autonomia | Até 440 km (combinada) |
Carga máxima AC | 22 kW |
Carga máxima CC | 150 kW |
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |