Espaçoso e poupado

O Across resulta de um acordo entre a Toyota e a Suzuki. É uma versão com poucas alterações do SUV com mais sucesso em todo o mundo e apresenta-se exclusivamente em versão híbrida plug-in.

Não há nada a esconder: com exceção da troca de símbolos da marca, de uma nova grelha, jantes diferentes e pouco mais, o Suzuki Across é o RAV4, o SUV de maior sucesso da Toyota e o mais vendido a nível mundial.

Não foi o primeiro nem o único modelo partilhado entre as duas marcas: na gama Suzuki existe ainda a carrinha Swace, versão híbrida da Corolla Station.

O Across também é híbrido mas acrescenta a condição de plug-in, daí que concentre maior interesse para empresas, devido aos benefícios fiscais associados a este tipo de mecânica.

As dimensões exteriores permitem-lhe dispor de um habitáculo versátil, espaçoso e confortável, mesmo em viagens bastante prolongadas.

Tudo isto sem prejuízo da facilidade de condução, visibilidade ou poder de manobra, ou sequer sacrificando o espaço da bagageira, que roça os 500 litros de capacidade.

A aparente robustez do interior é acompanhada de muito equipamento importante, nomeadamente tecnologia de segurança e ajudas à condução.

Porém, o que realmente vale destacar é a visibilidade, a facilidade com que se conduz e a praticidade de algum equipamento.

Por defeito, o arranque processa-se sempre em modo elétrico, podendo depois escolher-se o tipo de condução: “Auto”, que gere a ação mecânica de forma automática, ou “EV”, que utiliza apenas a motricidade elétrica.

Também é possível reservar parte da energia da bateria para poder circular, por exemplo, por zonas exclusivamente sem emissões.

Mais modos agem sobre a resposta da direção, do acelerador e do sistema de tração nas quatro rodas, enquanto um modo “off-road” gere a aderência para distribuir corretamente a capacidade de tração e evitar delizamentos perigoso. Ou não fosse um Suzuki!

suzuki across

Impressões

Apesar do peso e volumetria, é um carro económico quando a mecânica híbrida é gerida de forma eficiente.

Os 306 cv gerados pela ação combinada dos três motores podem fazer do Across um carro rápido, mas não é um modelo que convide a acelerar. Até porque a transmissão automática de variação contínua revela-se de forma audível, sempre que se alia pressão e rapidez à ação sobre o pedal do acelerador.

A tração total possível devido ao motor elétrico traseiro, gerida de forma automática, melhora o comportamento e a segurança da condução.

A bateria de 18,1 kWh (capacidade bruta) garante autonomias reais superiores a 60 km e a potência máxima de carregamento é de 6,6 kW com CA.