Falar da Suzuki sem falar do Swift não faz sentido. São indissociáveis. O pequeno carro que já fez grandes volumes (mais de nove milhões de unidades vendidas) é agora proposto numa versão recheada de equipamento que justifica o dito: muito carro por pouco dinheiro

Ao longo dos anos, a Suzuki teve no Swift um dos seus principais campeões de vendas. Este compacto foi trilhando o seu percurso, conjugando uma agilidade sem paralelo em ambiente urbano com consumos baixos e sempre mantendo a sua legião de fãs, que agora veem chegar uma nova geração, amplamente mais bem equipada tecnológica e mecanicamente.

Um carro muito bem equipado

Desengane-se quem procura encontrar no Swift uma alternativa luxuosa ou dotada de materiais nobres no seu interior. No entanto, é no interior deste carro – que se mantém fiel ao design da anterior geração, com ligeiros apontamentos de modernidade – que encontramos a maior surpresa: um automóvel sobejamente bem equipado, com um ecrã tátil de alta resolução instalado no cockpit central, orientado para o condutor e com integração Apple CarPlay ou Android Auto sem fios.

Nota positiva para os verdadeiros amantes de automóveis: o Swift inclui ainda um painel de instrumentos analógico, com velocímetro e conta-rotações ainda analógicos.

Ainda no capítulo da tecnologia, o investimento feito ao nível das ajudas de condução é notório, com todo o tipo de ajudas disponíveis, muitas vezes encontradas apenas em propostas de escalão superior. Já os níveis de conforto a bordo poderiam ser aprimorados, porém são perfeitamente aceitáveis num veículo inserido neste nível de preço.

Univex agora é Astara Retail

Performance

Relativamente a prestações e desempenho, todas as variantes do Suzuki Swift equipam a mesma mecânica: um bloco 1.2 litros de 3 cilindros com 82 cv de potência e binário de 112 Nm. Números talvez baixos para os verdadeiros amantes de performance, mas não é a isso que o Swift se presta. Auxiliado por um sistema SHVS de hibridização ligeira de 12V, este motor proporciona boas prestações do ponto de vista dos consumos, fator fundamental na previsão dos custos de utilização das empresas que o possam vir a considerar para a sua frota.

Há um ano, aquando da apresentação internacional deste modelo, a FLEET MAGAZINE questionou Ana Guerreiro, responsável de Vendas da Suzuki Motor Ibérica em Portugal, sobre a existência de preços especiais para empresas. A responsável diz que a marca não descarta eventuais descontos, sendo que esses serão analisados caso a caso. No entanto, rematou: “este é um modelo muito importante para frotas dado o seu atrativo preço”.

suzuki swift

Impressões

A Suzuki tem mostrado intenções de expandir a sua presença além dos clientes particulares, e tem no Swift uma das apostas para atacar esse mercado.

Com menos de quatro metros de comprimento (3,86 m) e uma distância entre eixos de 2,45 m, o novo Suzuki Swift perfila-se como um verdadeiro veículo urbano compacto, e o seu caráter é precisamente esse: o de um companheiro ideal para as deslocações diárias do condutor que faz do percurso casa-trabalho a maior parte do seu tempo de condução.

A capacidade de bagageira é de 265 litros.

O comportamento em estrada é de extrema agilidade, com o Swift a ser auxiliado por uma direção e suspensão bem calibradas, aliadas a um motor económico. Um carro pensado nitidamente para um condutor que procura desenvoltura e conforto, porém sem nunca esquecer aquele toque de agilidade, próprio de um carro que, acima de tudo, encontrou o seu espaço: a cidade.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Suzuki Swift S3 MY24

Custo de aquisição23.343 euros
Renda 36 meses628 euros
Renda 48 meses586 euros
Motor a gasolina1.197 cc / 3 cilindros
Potência82 cv
Binário112 Nm
Consumo4,9 l/100 km
Emissões CO299 g/km
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição