Falar da Suzuki sem falar do Swift não faz sentido. São indissociáveis. O pequeno carro que já fez grandes volumes (mais de nove milhões de unidades vendidas) é agora proposto numa versão recheada de equipamento que justifica o dito: muito carro por pouco dinheiro
Ao longo dos anos, a Suzuki teve no Swift um dos seus principais campeões de vendas. Este compacto foi trilhando o seu percurso, conjugando uma agilidade sem paralelo em ambiente urbano com consumos baixos e sempre mantendo a sua legião de fãs, que agora veem chegar uma nova geração, amplamente mais bem equipada tecnológica e mecanicamente.
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Um carro muito bem equipado
Desengane-se quem procura encontrar no Swift uma alternativa luxuosa ou dotada de materiais nobres no seu interior. No entanto, é no interior deste carro – que se mantém fiel ao design da anterior geração, com ligeiros apontamentos de modernidade – que encontramos a maior surpresa: um automóvel sobejamente bem equipado, com um ecrã tátil de alta resolução instalado no cockpit central, orientado para o condutor e com integração Apple CarPlay ou Android Auto sem fios.
Nota positiva para os verdadeiros amantes de automóveis: o Swift inclui ainda um painel de instrumentos analógico, com velocímetro e conta-rotações ainda analógicos.
Ainda no capítulo da tecnologia, o investimento feito ao nível das ajudas de condução é notório, com todo o tipo de ajudas disponíveis, muitas vezes encontradas apenas em propostas de escalão superior. Já os níveis de conforto a bordo poderiam ser aprimorados, porém são perfeitamente aceitáveis num veículo inserido neste nível de preço.
Performance
Relativamente a prestações e desempenho, todas as variantes do Suzuki Swift equipam a mesma mecânica: um bloco 1.2 litros de 3 cilindros com 82 cv de potência e binário de 112 Nm. Números talvez baixos para os verdadeiros amantes de performance, mas não é a isso que o Swift se presta. Auxiliado por um sistema SHVS de hibridização ligeira de 12V, este motor proporciona boas prestações do ponto de vista dos consumos, fator fundamental na previsão dos custos de utilização das empresas que o possam vir a considerar para a sua frota.
Há um ano, aquando da apresentação internacional deste modelo, a FLEET MAGAZINE questionou Ana Guerreiro, responsável de Vendas da Suzuki Motor Ibérica em Portugal, sobre a existência de preços especiais para empresas. A responsável diz que a marca não descarta eventuais descontos, sendo que esses serão analisados caso a caso. No entanto, rematou: “este é um modelo muito importante para frotas dado o seu atrativo preço”.
Impressões
A Suzuki tem mostrado intenções de expandir a sua presença além dos clientes particulares, e tem no Swift uma das apostas para atacar esse mercado.
Com menos de quatro metros de comprimento (3,86 m) e uma distância entre eixos de 2,45 m, o novo Suzuki Swift perfila-se como um verdadeiro veículo urbano compacto, e o seu caráter é precisamente esse: o de um companheiro ideal para as deslocações diárias do condutor que faz do percurso casa-trabalho a maior parte do seu tempo de condução.
O comportamento em estrada é de extrema agilidade, com o Swift a ser auxiliado por uma direção e suspensão bem calibradas, aliadas a um motor económico. Um carro pensado nitidamente para um condutor que procura desenvoltura e conforto, porém sem nunca esquecer aquele toque de agilidade, próprio de um carro que, acima de tudo, encontrou o seu espaço: a cidade.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Suzuki Swift S3 MY24
Custo de aquisição | 23.343 euros |
Renda 36 meses | 628 euros |
Renda 48 meses | 586 euros |
Motor a gasolina | 1.197 cc / 3 cilindros |
Potência | 82 cv |
Binário | 112 Nm |
Consumo | 4,9 l/100 km |
Emissões CO2 | 99 g/km |
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |