O regressado
O Toyota Camry voltou à Europa. Coincidência ou não, no momento em que o diesel perde importância nesta classe. A Toyota propõe então a solução híbrida também usada na Lexus e anuncia um preço exclusivo para empresas, para o colocar no segundo escalão da TA
Desde 2004 que a marca japonesa não comercializava o Camry na Europa. Mas o modelo continuou a ser vendido e procurado – adivinhe-se onde… – no mercado norte-americano, em países da Ásia e, naturalmente, do Golfo. Uma das razões do afastamento europeu terá sido a ausência de propostas a gasóleo, outra, o facto de só estar disponível em carroçarias Sedan, num altura em que os europeus privilegiavam as carrinhas e começavam a apreciar os SUV.
Porém, os tempos vão mudando e aquilo que o Camry tem agora para oferecer é uma mecânica híbrida a gasolina supereficiente, imagem, comportamento, qualidade, segurança e espaço (até por ser maior do que alguns concorrentes diretos), atributos considerados essenciais para corresponder às novas tendências do mercado europeu.
Embora 218 cv de potência total não sejam de molde a impressionar face a um motor de 2,5 litros que é somente atmosférico, a caixa CVT surpreende desta vez pela evolução que conheceu, ao combinar mecanicamente de forma mais suave e com menos ruído do que as anteriores transmissões. Será este, talvez, o maior trunfo do Camry, ao contribuir para ajudar a gerir mais eficazmente a capacidade elétrica instalada.
Além de diferenciador, este carro consegue ser também bastante confortável, surpreendentemente espaçoso no banco traseiro e funcional do ponto de vista da condução.
Para tranquilizar os mais céticos, a Toyota junta aos 7 anos de garantia global que passou recentemente a oferecer, mais três para o sistema híbrido, ou seja, 10 anos no total. Incluindo a bateria, que é de hidreto metálico de níquel (Ni-MH), por ser mais leve, barata e ter maior histórico de fiabilidade.
Impressões
Como o Lexus ES300h, com quem partilha semelhante solução mecânica embora seja ligeiramente menor, o Toyota Camry quer bater-se esgrimindo todos os argumentos de que dispõe, aliando-se a um preço capaz de cativar aqueles para quem o gasóleo deixou de entrar na equação e um “plug-in” desta categoria possa não fazer sentido.
Daí o preço anunciado para a versão Exclusive, sem redundância alguma, exclusivo para clientes de empresa; é que por este valor entra dentro do segundo escalão da Tributação Autónoma.
A velocidade máxima está limitada aos 180 km/h. Suficiente ainda assim para ficar sem carta de condução durante uns tempos, porém, trata-se de uma medida de precaução precisamente para proteção do sistema híbrido.
Preço, rendas, consumo e motor
- Custo de aquisição:
34.999 euros
- Rendas:
765,54 euros/mês (36m)*
731,27 euros/mês (48m)*
- Consumo médio e emissões:
5,5 l / 100Km
125 gCO2/km* (combinado)
- Dados do Motor e Bateria:
Gasolina – 4/2.487 cc
Motor elétrico – 88 kW / 202 Nm
Combinado – 218 cv/6.000 rpm / 221 Nm/3.600-5.200 rpm
Bateria – Níquel 6,5 Ah / 245V
(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 kms – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms