Um SUV híbrido talvez não pareça a opção mais atraente, sobretudo quando internamente concorre com um modelo de gama superior que oferece vantagens fiscais pela sua condição de plug-in. Mas a verdade é que nem todas as empresas e situações incluem a faculdade de dedução do IVA
O Corolla Cross não é apenas mais um SUV do construtor; é “o” SUV que transporta a responsabilidade de um nome conhecido em todo o mundo, posicionado acima do Yaris Cross e do C-HR, mas bastante próximo de outro best-seller bem conhecido, o Toyota RAV4.
Próximo não tanto por aquilo que proporciona em termos de capacidades, equipamento e valor de produto, antes pelo facto de o custo de aquisição do Toyota RAV4, deduzido do valor do IVA, acabar por ficar pouco acima da versão 2.0 HEV do Corolla Cross.
Com uma silhueta que facilmente se identifica com a marca, há na sua imagem traços de robustez que conferem a aparência de ser um carro “maior” do que realmente é; na realidade, tem apenas sete centímetros a mais de comprimento do que o C-HR, e isto reflete-se na habitabilidade, principalmente no espaço entre as filas de bancos. Por isso, se quem ocupa os lugares dianteiros do Corolla Cross pode considerá-lo um carro espaçoso e confortável, quem viaja atrás não conta com muito espaço para as pernas, apesar de a largura do banco e a altura interior atenuarem esse contratempo.
Por falar em espaço, a bagageira apresenta 428 litros de capacidade.
Fácil de dirigir, com boa visibilidade sobre a estrada e bom poder de manobra, é um típico SUV no que concerne ao comportamento sobre o alcatrão e mesmo além deste. Mas se as ajudas eletrónicas são úteis para suster o conjunto em trajetos de estrada mais sinuosos, fora dela, a distância da plataforma ao solo (que não é assim tão elevada, meros 16 cm) e a resposta do motor são as poucas garantias para transpor desníveis mais pronunciados ou cumprir percursos com piso mais irregular.
Impressões
Uma das mais-valias do Toyota Corolla Cross é, sem dúvida, a eficiência mecânica. Como na restante gama Corolla, a oferta em Portugal inclui o motor híbrido a gasolina 2.0 de 197 cv e, mais recentemente, também o mais acessível 1.8 de 140 cv. Ambos com transmissão de variação contínua (CVT), com melhorias perceptíveis também ao nível do ruído em regimes mais elevados de motor.
Mais do que impor valores de potência e de binário, uma renovada estrutura electrificada, que inclui um novo conjunto bateria/unidade de controlo mais eficazes, permite ao Corolla Cross circular mais tempo em modo eléctrico, com grandes vantagens para o consumo e para a redução das emissões.
Testada a versão mais potente do Corolla Cross, a média total de consumo no final do ensaio foi de 4,7 litros. Valor que acabou por ser inferior aos 5,1 litros de consumo combinado homologado em WLTP.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Toyota Corolla Cross 2.0 HEV
Custo de aquisição | 41.918 euros |
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Renda 36 meses | 922,41 euros |
Renda 48 meses | 880,38 euros |
Motor a Gasóleo | 1.987 cc, gasolina, 4 cilindros |
Potência total | 196 Cv |
Motor Elétrico (potência) | 113 cv (83 kW), 206 Nm |
Bateria | 4,1 AH |
Consumo | 5,1 l/100 km |
Emissões | 112,6 g/km |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |