Regresso auspicioso

Adeus Auris, olá Corolla. O modelo mais vendido de sempre em todo o mundo regressa em força ao mercado português, numa altura em que os consumidores europeus procuram soluções mais eficientes

Antes de mais situemos este carro. Para a Toyota, a carrinha Corolla vem preencher o espaço de duas: da Auris, que se instalava abaixo na hierarquia, e da Avensis, num patamar mais elevado. Ora, se nas berlinas, o Avensis passou a estar muito bem representado pelo novo Camry, as famílias que pretendam mais espaço e a versatilidade de uma carrinha contam agora só com esta opção na Toyota, ou então seguem a moda e voltam-se para os SUV, nomeadamente o C-HR (com o qual partilha a plataforma) ou o novo Rav4.

Este reajuste na oferta da marca japonesa coincide, não por acaso, com o fim da oferta diesel nos modelos de passageiros. Alternativa? Motores só a gasolina (residual na procura) ou então forte aposta em soluções híbridas, pelo enquanto até ao momento não “plug-in”, exceto no Prius.

Contextualizada esta questão, quanto vale a Corolla Touring Sports (TS) só por si? Comparada no patamar abaixo, há certamente propostas mais económicas e até com mais espaço. Porém, avaliada no conjunto e atendendo ao facto de, em Portugal, ser penalizada fiscalmente pelo motor de 2,0 litros, esta carrinha encerra nos genes todo o ADN da Toyota: solidez de construção, condução agradável, agilidade e segurança das reações, e não enganando no que mais promete, uma frugalidade de consumos assegurada pelo sistema híbrido.

Maior do que o carro de 5 portas em todos os aspectos, graças a uma maior distância entre eixos, na carrinha, os passageiros traseiros podem sentir algum embaraço ao entrar e não é excepcional para a colocação das suas pernas. Mas ficou bem resolvida a colocação da bateria do sistema híbrido, não interferindo na capacidade (581 litros) ou no piso plano da bagageira.

Já com uma dúzia de gerações no ativo, o novo Corolla reúne em si muita tecnologia e um conjunto vasto de equipamento, tudo quanto é de mais necessário incluído de série logo nas versões de entrada.

Impressões

Testámos a Corolla Touring Sports com o motor mais potente, o 2.0 com 180 cv. Disponível só nos níveis de equipamento mais elevados, face aos 122 cv do motor 1.8 hybrid, esta versão consegue ir além do bom compromisso entre conforto, agilidade e economia do motor 1.8, proporcionando uma condução mais refinada.

Embora a marca reclame ser fundamental para a eficiência e fiabilidade do sistema híbrido, continua a destoar a transmissão de variação contínua, pelo pouco contributo dado à insonorização e pelo esforço que o ruído parece demonstrar. Isso é mais evidente em estrada, onde, naturalmente, a força dos 180 cv deste motor se impõem mais naturalmente aos 122 cv do 1.8. Na cidade, a arquitetura 2.0 tem também uma atitude mais suave, já que possui um motor eléctrico mais potente e com melhor binário do que o 1.8 que, por isso, requer uma bateria de maior capacidade. Daí o “Dinamic Force”.

Apesar termos circulado muito em cidade (ambiente onde o construtor diz ser possível realizar até 50% de condução totalmente eléctrica), a média de consumo verificada no final foi notável para um motor a gasolina, mesmo sendo híbrido, com 180 cv: 4,9 litros.

Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

42.252 Euros*

  • Rendas:

780,58 €/mês (36 meses)*

728,46 €/mês (48 meses)*

  • Consumo médio e emissões:

5,3 l / 100Km

119 gCO2/km

  • Motor térmico (a gasolina):

4 cilindros / 1.987 cc

  • Motor elétrico:

80 kW (109 cv) e 202 Nm

  • Bateria:

6,5 Ah

216V

  • Total:

180 cv / 6.000 rpm

190 Nm / 4.400-5.200 rpm

(*)Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms