Com o número “50” acrescentado para assinalar o meio século de presença da Toyota em Portugal a versão “Invincible” é baseada na versão “Tracker”, a mais orientada para o lazer.

Com uma luxuosa cabine dupla de 5 lugares e com caixa de carga metálica revestida e coberta, esta série especial acrescenta alguns acessórios da carroçaria e também mais equipamento, onde se inclui um avançado sistema multimédia, a câmara de estacionamento traseiro, o “cruise control” e o volante em pele, por exemplo, além dos detalhes de conforto que já enriquecem a “Tracker”.

Espaçoso e surpreendentemente acolhedor, com bancos amplos e bastante confortáveis, a qualidade do habitáculo desta “Invincible 50” consegue colmatar algumas lacunas transversais à maioria das viaturas deste tipo.

A posição de condução é boa se considerarmos que o banco absorve bem os impactos do terreno, garante visibilidade e, sem ter de procurar muito, temos à mão os comandos mais utilizados dentro e fora do alcatrão.

Para condução fora da estrada, além da tração integral accionada electricamente, podemos contar com redutoras e bloqueio do diferencial, por exemplo.

Mas quem geralmente adquire uma pick-up tem bem a noção das suas limitações em condução urbana e no que toca a conforto, fazendo-o, por isso, essencialmente devido à maior robustez e potencial fora do alcatrão.

Se é verdade que esta nova Hilux até demonstra ter uma suspensão bastante equilibrada para desempenho em estrada, mesmo assim, a atitude de um eixo traseiro rígido e de uma suspensão, também traseira, com mola de lâminas nunca conseguirá, garantidamente, ficar próximo do conforto de um carro familiar.

Além de mais com uma caixa de carga longa e que por regra vai andar quase sempre vazia.

http://fleetmagazine.pt/2018/04/02/tco-pick-up/

Impressões

Não é em vão que a Toyota Hilux foi líder de vendas da categoria em 2017, muito por culpa das empresas que a procuram nas versões mais de trabalho.

Mas bem vistas as coisas logo a partir do exterior, esta é uma Hilux aburguesada e enfeitada para dar nas vistas, o que efetivamente consegue e não apenas graças à sua imponência.

A presença estética é realmente muito forte, reforçada por vistosas jantes de 17’’ e vidros traseiros escurecidos, pelos estribos laterais, proteções das cavas das rodas e ‘roll bar’ traseiro em tom negro, em acentuado contraste com o tom alvo da carroçaria.

Provavelmente, isto quer dizer que talvez não seja a versão ideal para levar por maus caminhos.

Fora isso, a “Invincible50” é espantosa.

Tem um motor extraordinário a desenvolver, com 150 vigorosos cavalos e, sobretudo, um binário formidável que, quando se evidencia, permanece disponível num regime de motor suficientemente amplo para evitar o recurso à caixa de velocidades.

Por sua vez, a esta transmissão está bem ajustada e até permite um modo de condução “ECO”, para ajudar a conseguir médias inferiores a 10 litros. Se não andarmos muito em cidade e soubermos dosear o pedal direito, claro.

Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

42.934 Euros*

  • Rendas:

906,34 €/mês (36m)*

820,28 €/mês (48m)*

 

  • Consumo médio e emissões:

7,0 l / 100Km / 185 gCO2/km*

  • Dados do Motor:

4 / 2.393 cc

150 / 4.000 cv/rpm

400 / 1.600 – 2.000 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms

http://fleetmagazine.pt/2018/07/11/toyota-hilux-challenge-invincible/