Completamente novo e o primeiro a estrear a nova plataforma global da Toyota, o necessário aerodinamismo resultou, finalmente, em linhas absolutamente arrebatadoras e definitivamente consensuais.
Tudo isto, um conjunto mais leve e um sistema de propulsão híbrida mais eficiente, contribuem para a redução de consumos e emissões.
Embora seja um carro indicado para qualquer ambiente, é na cidade que as suas qualidades mais se evidenciam.
Como as baterias têm mais capacidade, é possível circular mais tempo só em modo eléctrico, a baixa velocidade, geralmente utilizável em manobras de estacionamento ou nos habituais “pára-arranca” de tráfego intenso.
Para isso, um botão “EV”, à direita do manípulo das mudanças, força o modo eléctrico e torna possível andar sem emissões durante 2 a 3 km.
Em estrada, o Prius adapta-se com facilidade a qualquer tipo de condução, servindo a reserva extra das baterias para um reforço momentâneo de binário.
Com três modos de condução disponíveis, da mais ecológica à que garante maior potência, a atitude natural de quem conduz um Prius é a de entrar em “modo poupança”: controlar os consumos (que podem ser elevados caso nos descuidemos com o acelerador) e ir acumulando energia pelo método de regeneração nas desacelerações e travagens.
Numa condução normal é possível manter as médias em redor dos 5,5 litros.
Porque não é “plug-in” não beneficia de incentivos fiscais.
Conteúdo deste artigo
Preço:
33.633 Euros*
Rendas:
685,73 €/mês (36m)*
637,12 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
3,0 l/100Km
70 gCO2/km*
Características motor:
4/1.798 cc
98/5.200 cv/rpm (122 cv em conjunto)
142/3.600 Nm/rpm
(*) Fonte Leaseplan