Capacidade de carga, poder de manobra, eficiência mecânica. Conduz-se com uma facilidade e conforto surpreendentes
Quem acha que conduzir um furgão comercial é ainda um exercício de desconforto, não conhece a nova gama Proace.
Desenvolvido pelo grupo PSA para a Toyota, este veículo concilia todas as características de carga e funcionalidade necessárias num furgão de mercadorias, com uma funcionalidade e conforto mais próprios de uma viatura de turismo.
Com uma vantagem para quem passa muitas horas atrás do volante: a típica posição de condução sobrelevada de um comercial mantém-se (mas o volante não está numa posição demasiado vertical), o que é muito bom para quem sofre da coluna…
Capacidade rentabilizada
Outra vantagem clara da Proace é a estrutura compacta.
Não parece, mas ela tem capacidade para transportar tudo o que aparece descrito na imagem principal deste artigo.
Mesmo assim tem poder de manobra e uma agilidade surpreendentes para um furgão comercial, incluindo capacidade para aceder a parqueamentos subterrâneos, já que apresenta altura inferior a 1,90 metros.
A versão ensaiada tem menos de 5 metros de comprimento (há uma mais compacta – LO – com apenas 4,6 metros) e, mesmo assim, disponibiliza um mínimo de 5,3 m3 de volume de carga, podendo transportar objetos com mais de 3,5 metros de comprimento, graças a uma escotilha que abre espaço para o piso do habitáculo.
A razão da boa insonorização e restante conforto é simples de explicar; esta mesma base é também utilizada para construir a Proace em versões de passageiros de 8 e 9 lugares, mais luxuosas e confortáveis.
Por isso, nesta de apenas 3 lugares, como na mista de 6 lugares, os profissionais podem contar praticamente com as mesmas possibilidades de dotação de equipamento, incluindo ajudas à condução, tendo sido acrescentadas algumas funcionalidades “de escritório” e arrumação úteis à função de comercial.
Pontos fortes do Proace
No que toca a motores, a aposta faz-se pelos diesel Euro6 de 1.6 e 2.0 litros.
Ensaiámos o de 1,6 litros com 115 cv e, pese embora não o tenhamos carregado, a verdade é que surpreendeu pela eficiência. O que acaba por ser natural dada a sua origem gaulesa.
Logo, os principais pontos fortes do Proace são a economia de combustível e a garantia de 5 anos.
Ambos com interesse para empresas que olham para os custos de utilização, lembrando que o tratamento de gases é feito através de sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) e Adblue (tanque de 22,5 litros), para reduzir os níveis de emissões de NOx.
Tradicionalmente, a imagem da marca assegura também um valor residual mais elevado para a Toyota. Acresce a facilidade de condução e as soluções práticas oferecidas, aliadas a um preço atraente.
Ficha da Toyota Proace Van 1.6D-4D L1 115 Cv
Preço:
29.752 Euros (inclui ar condicionado) *
Rendas:
571,73 €/mês (36m)*
542,14 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
5,2 l / 100Km
137 gCO2/km*
Características motor:
4 / 1.560 cc
115 / 3.500 cv/rpm
300 / 1.750 Nm/rpm
(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms