Reinventado
Concebido para o condutor europeu, produzido na Europa e premiado em vários países do Continente, o Yaris está entre os dez modelos mais vendidos em Portugal em 2021, valendo cerca de 43% do volume da marca no nosso mercado.
O facto de não ter motor plug-in impede o Yaris de aceder a benefícios fiscais importantes para empresas. Mas perante a cada vez mais escassa oferta de propostas a gasóleo neste segmento e o desinteresse de muitos consumidores pelos carros diesel, incluindo por parte das empresas, soluções híbridas como a do Yaris apresentam-se como as mais vantajosas do ponto de vista dos custos de utilização.
A razão é simples: a autonomia 100% elétrica é muito escassa, mas a que existe contribui bastante para poupar nos consumos; seja no arranque, em trânsito intenso a velocidade muito reduzida ou com paragens constantes, ou ainda para dar apoio ao motor a gasolina, quando é necessário um extra de potência.
Desde 400 euros/mês:As melhores rendas para o seu Toyota com tudo incluído
Devidamente aproveitado o potencial elétrico, o Yaris testado permitiu média realmente muito interessantes: 4,0 litros era quanto marcava o computador de bordo do carro, após umas centenas de quilómetros de condução feita com a intenção de maximizar a rentabilidade e o potencial do sistema híbrido.
https://fleetmagazine.pt/2021/12/17/toyota-lexus-eletricos/
Além do modo de condução “Normal”, o mais agradável de utilizar, quem pretender mais eficiência pode escolher o modo “Eco”, para mais vivacidade, o modo “e Power” dá um contributo limitado mas ajuda a tornar a condução mais divertida.
Forçando o andamento elétrico com a tecla EV, não conseguimos ir além de dois quilómetros sem emissões.
A quarta geração fez do Yaris um carro completamente novo, melhorando-o significativamente em todos os aspetos: qualidade de condução, insonorização e eficiência.
Um pouco mais largo do que o modelo anterior, com um interior mais moderno e mais tecnológico, o Yaris continua, porém, a ser um carro acanhado nos lugares traseiros. Incluindo no acesso a estes lugares, devido ao formato e ângulo de abertura das portas, apesar de contar com um pouco mais de espaço para as pernas do que na anterior geração.
A capacidade da mala mantém-se nos 284 litros.
Quem necessitar de mais espaço, o Yaris Cross pode ser a solução.
Impressões
O novo Yaris está um carro mais sólido e compacto, e isso beneficiou-o bastante em termos de condução, conforto e insonorização, com uma suspensão que sabe filtrar melhor as irregularidades do piso.
O progresso do motor e do chassis deram mais agilidade e rapidez ao carro, aumentando também o conforto ao conduzi-lo fora da cidade ou a realizar viagens mais longas.
Com um tablier mais moderno e simples na forma, agradável ao olhar e ao toque, o lado prático e descomplicado é acentuado por uma posição de condução muito natural, que contribui para uma condução intuitiva e bastante descontraída.