Entregas urgentes

O modelo da imagem é uma proposta de comercial ligeiros, com a invulgar designação Sport associada. Com 122 cv e jantes de 17 polegadas, eis uma versão da Caddy para profissionais despachados.

A nova Caddy tem versões menos potentes deste motor e mais acessíveis em termos de preço (o 2.0 TDI também está disponível com 75 ou 102 cv) mas aqueles com pressa de chegar ao destino podem também contar com esta de 122 cv.

E para uma versão tão despachada quanto a potência parece sugerir, nada melhor do que designá-la de “Sport” e dotá-la de pneus de 17 polegadas montados em jantes com imagem a condizer com o nome.

A legitimar os quase 35 mil euros que esta versão apresenta como preço final (ao qual os profissionais podem deduzir mais de 6.500 euros de IVA), existe uma montra daquilo com que a nova Caddy pode ser equipada, não apenas em matéria de ajudas à condução, como no que se refere a tecnologia de entretenimento e de conectividade; porque ao centro do tablier há um ecrã tátil a cores de 8,25 polegadas com várias funções nesse sentido, mas que também é bastante útil para visionar imagens da câmara traseira.

Útil, porque o separador do espaço de carga da versão ensaiada era completamente fechado e, porque esta é uma versão realmente surpreendente, integralmente moldado em fibra. O que, se por um lado talvez o torne menos resistente do que os estampados em chapa, por outro retira peso a este furgão Volkswagen, acrescenta silêncio e também e, provavelmente, mais fácil de resolver em caso de dano ou de recondicionamento da viatura.

Volkswagen conquista dois Prémios Fleet Magazine

Impressões

Se não desviarmos o olhar para os retrovisores ou utilizarmos a marcha atrás, é fácil esquecer que estamos a conduzir um veículo cuja parte traseira é uma caixa de carga fechada.

Da posição de condução à condução propriamente dita, a resposta muito pronta do motor (que belo binário!) e outra resposta igualmente convicta, da suspensão e dos pneus 205/55, acabam por desencadear algum nervosismos sobre o pé direito.

O que não é de todo recomendável, por mais urgente que o serviço tenha de ser feito… embora, por outro lado, acrescente descanso e segurança para quem tem de passar muitas horas ao volante.

Outra coisa seria se em vez de furgão estivéssemos perante a versão Califórnia. Mas como é da primeira que se trata e o assunto é trabalho e não lazer, explique-se que os 122 cv são bastante úteis para poder carregar até 723 kg nos 3,1 m3 da caixa de carga desta versão de chassis curto e para ter uma capacidade de reboque até 1.500 kg.

caddy