Identidade elétrica
O ID.3 é o primeiro 100% elétrico de raiz da Volkswagen e o primeiro a dar a cara pela missão zero emissões assumida pela marca alemã para a próxima década.
O Volkswagen ID.3 não é um Golf. Desengane-se quem pensa que o ID.3 veio substituir o 100% elétrico e-Golf. Não! O ID.3 é uma aposta diferente, que assenta numa nova identidade e conceito do qual até faz parte o novo logótipo de som da VW (ao terminar a marcha e sair do veículo, o condutor ouve o novo som próprio da marca).
É esta identidade muito própria do ID.3 que salta à vista. Trata-se de um automóvel concebido com um claro objetivo: abraçar a mobilidade verde e levar os seus utilizadores às zonas zero emissões (mas não só) de forma confortável e, acima de tudo, fácil.
O ID.3 assenta na plataforma modular MEB do grupo alemão que, neste novo ciclo da sua ofensiva elétrica, criou um veículo com linhas futuristas mas que, ao mesmo tempo, convive naturalmente com a tradicional insígnia VW que os emblemáticos Golf ou ‘Carocha’ ostentaram no capô durante décadas.
Mas é no interior que se manifestam os principais atributos do ID.3: o espaço e a funcionalidade. A bordo, o condutor tira partido da ausência de túnel de transmissão e este compacto de linhas generosas torna-se quase num verdadeiro familiar – mesmo que, no que respeita a dimensões, se aproxime de um Golf.
Sentado ao volante, e para um controlo absoluto de todos os parâmetros do ID.3, o condutor dispõe de poucos ou nenhuns comandos, todos centralizados num único sistema de infotainment. Além disso, a ordem de marcha é dada num único botão situado no lado direito do mostrador. Discreto e simples, como o próprio ID.3 assim o exige.
Simples é também a sua condução. Dinâmica o quanto baste, ou não se tratasse de um elétrico, a condução do ID.3 é muito fácil – beneficia do excelente diâmetro de viragem de 10,2 metros, que torna este elétrico numa máquina de mais de 1.700 kg (não parece) muito fácil de manobrar.
As manobras, e por se tratar de um carro elétrico, são feitas em total silêncio, e é notória a qualidade de isolamento de ruído de rolamento, quase impercetível mesmo em velocidades mais elevadas – o ID.3 tem a velocidade máxima limitada a 160 km/h, garantida pelo mais do que suficiente motor elétrico de 150 kW (203 cv).
O conjunto de baterias de 58 kWh de capacidade que equipa a versão ensaiada garante uma autonomia de até 425 km em ciclo WLTP – que em condições reais não foi conseguida. É seguro dizer, no entanto, que estão garantidos 300 km sem ir à tomada.
O Volkswagen ID.3 tem um carregador interno de 11 kW e permite carga DC de até 100 kW em postos de carregamento rápidos, podendo assim receber cerca de 290 km de autonomia em apenas 30 minutos.
https://fleetmagazine.pt/2020/09/29/volkswagen-id-3-business-first-edition/
Impressões
Um carro elétrico compacto mas de dimensões exteriores generosas, com um comportamento exímio em cidade, autonomia de sobra e uma identidade muito própria.
Ao volante, é a interação com o sistema de infotainment que ainda deixa um pouco a desejar, com comandos pouco práticos, à semelhança do irmão a combustão interna Golf.
Fator rapidamente esquecido quando pressionamos o pedal do acelerador e nos deixamos levar por uma experiência elétrica que se nota ter sido pensada ao pormenor: funcional, ágil, prática e com a certeza de que a ansiedade de autonomia deixou de ocupar o banco da frente.