O Volkswagen ID.5 pode ser considerado “a” versão coupé do ID.4. Ligeiramente mais comprido, mais baixo e com um pouco menos de altura ao solo, a silhueta mais esguia e dinâmica dá-lhe algum caráter de exclusividade

O crescimento rápido da oferta de modelos elétricos deve muito ao facto de o modelo de construção destes carros permitir agilizar e tornar menos oneroso o desenvolvimento de viaturas tão distintas, quanto pequenos familiares a SUV de maior porte e até de comerciais para transporte de mercadorias. A partir de uma mesma base modular que inclui os componentes principais do automóvel – motor elétrico, bateria e unidade de controlo –, com capacidade para variar a distância entre eixos consoante as necessidades, este “patim” está preparado para receber baterias de diferentes capacidades e, geralmente, mais do que um motor.

Pão de Forma elétrico já está em Portugal. VW ID. Buzz Pro à venda a partir de 62 mil euros

É o caso da plataforma que serve o Volkswagen ID.5, partilhada pelo ID.3, ID.4 e até com o ID.Buzz, bem como modelos da Škoda e da Cupra, por exemplo. Além da linha exterior mais dinâmica, ou de um banco traseiro mais condicionado em termos de espaço em altura e acesso, aquilo que se apresenta ao olhar do condutor e ocupante é igual em ID.5 e ID.4. E até mesmo o espaço disponível entre as duas filas de bancos (excelente) ou a capacidade da mala são praticamente os mesmos. Neste último caso, espaçosa, com quase 450 litros.

Ou seja, a funcionalidade mantém-se, incluindo o acesso só por via digital de alguns comandos (além de toque no ecrã central também é possível controlo por voz), bem como a projecção de algumas informações no pára-brisas, para evitar desviar o olhar da estrada durante a condução.

id.5

Impressões

Na simbiose entre a robustez de um SUV e a elegância de um coupé, a gama ID.5 integra versões mais potentes como o ID.5 GTX, com dois motores e 229 cv de potência. Mas quer a versão de entrada ID.5 Pro, com 174 cv e autonomia máxima para 534 km, quer este ID.5 PRO Performance com 204 cv, surgem mais ajustados para as necessidades das empresas. Porém, os três são elegíveis para a dedução do IVA, quando a atividade o permite, e não sujeição dos encargos a Tributação Autónoma. Testado na versão “intermédia” PRO Performance, o VW ID.5 destaca-se por uma combinação de condução suave, não muito convicta e surpreendentemente confortável em viagens mais prolongadas.

Com não mais de 10% de auto-estrada, uma carga de bateria permitiu percorrer sem stress mais de 400 km de viagem. Caso seja necessário, um carregador rápido de pelo menos 135 kW (velocidade máxima de carregamento) permite recuperar de 5 a 80% da bateria em apenas meia hora. Em corrente alternada, a velocidade interna de carregamento é de 11 kW.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Volkswagen ID.5 Pro Performance 77 kWh

Custo de aquisição43.718 euros + IVA
Renda 36 meses866,35 euros + IVA
Renda 48 meses822,04 euros + IVA
Motor elétrico150 kW (204 cv)
Binário máximo310 Nm
Consumo combinado16,9 kWh/100 km
Bateria77 kWh
AutonomiaAté 520 km
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC170 kW
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição