Neste patamar de carro e de preço, a concorrência é forte e difícil. Coabitando com modelos de marcas onde o símbolo vale metade do poder de atração, a Volkswagen não quis descurar nenhum pormenor no ID.7 e o resultado é um modelo fantástico

O ID.7 inaugura na Volkswagen um conjunto de novidades. Passa a ser também o carro elétrico mais comprido até agora produzido pela marca, à exceção da versão longa do monovolume ID.Buzz. Mesmo assim, apenas por um centímetro.

Face a isto, não há que escapar ao clichê: este carro é grande e espaçoso. Muito espaçoso. Em quase cinco metros de comprimento, por cerca de 1,9 metros de largura, podem viajar confortavelmente quatro adultos, com espaço traseiro para as pernas e em altura mais do que suficiente. E ainda sobram mais de 500 litros para a bagageira. Mais prático, provavelmente só a versão carrinha do ID.7, que em breve vai estar em Portugal.

Maior do que a nova carrinha Passat, a circunstância de assentar sobre uma plataforma concebida exclusivamente para este tipo de mecânica, permite ao ID.7 “arrumar” convenientemente bateria e motor, ou motores, de maneira a libertar espaço para os ocupantes. Garantindo, em simultâneo, um modelo de condução bastante equilibrado e uma condução eficiente.

Dicotomia de personalidade

Embora a tendência atual de estilo e de preferência dos consumidores seja o formato SUV, o ID.7, apesar de toda a modernidade do formato e de conceito, é uma berlina clássica.

Familiar no conforto e na habitabilidade, acrescenta a estes predicados um cuidado de construção que permite aos ocupantes sentir o rodado na estrada quando rola e nenhum outro ruído interior. Na escolha dos materiais interiores, o ID.7 também não fica mal colocado face a potenciais concorrentes de classe premium, até porque todos os construtores estão “obrigados” a utilizar revestimentos menos impressivos, mais leves e tendencialmente reciclados, capazes de contribuir para reduzir o peso e aumentar o indicador de sustentabilidade.

Se a qualidade do habitáculo destaca o ID.7 de outros modelos equivalentes do próprio grupo alemão, o desenho linear do tablier, acentuado pelas opções luminosas, colocam em grande evidência um ecrã táctil central de 15 polegadas. Nesta tela concentra-se a maioria das informações e funções do automóvel, já que o painel atrás do volante é bastante discreto. Mas há um head-up display (de realidade aumentada) atrás do volante, que permite projetar no vidro mais informação.

Apesar de estarem em ambiente digital, alguns comandos, como os de climatização, têm um acesso mais direto e iluminado, para evitar que o condutor possa andar “perdido” até conseguir controlar alguma função. Há também a faculdade de poder ativar, através da voz, algumas funcionalidades.

Impressões

Embora “grande”, o ID.7 é um carro fácil de guiar. Fluido, deixa-se conduzir com harmonia e comportamento previsível em curva, apesar de a tração e do motor serem traseiros. O desempenho pode até ser considerado muito familiar quando não existe urgência em chegar ao destino. E quando os bancos dianteiros têm disponível diferentes tipos de massagem, menos razões existem para sentir qualquer espécie de ansiedade para concluir a viagem.

Apesar de mais potente, o novo motor e a nova arquitetura elétrica evoluíram na otimização e eficiência energética. Salientemos este último ponto devido à sua importância: com 286 cv, o novo motor que equipa a versão ensaiada consegue ser mais eficiente do que o de 204 cv que ainda é utilizado por alguns modelos mais antigos da marca, apesar de entregar mais potência e binário. E grande parte do mérito, quer do comportamento, quer da eficiência, está precisamente no fantástico valor de binário que desenvolve: 535 Nm!

Com bateria de 77 kWh (úteis, total de 82 kWh), o Volkswagen ID.7 Pro reclama um consumo combinado de 14,2 kWh/100 km e autonomia até 620 km. Indicadores excelentes que o computador de bordo confirma, com um desvio de consumo, após ensaio, muito pouco significativo. Na velocidade máxima de carregamento (175 kW) e em menos de meia hora, a bateria pode recuperar de 10 a 80% da sua capacidade.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Volkswagen ID.7 Pro

Custo de aquisição50.196 euros + IVA
Renda 36 meses1.000 euros + IVA
Renda 48 meses1.060 euros + IVA
Motor elétrico286 cv
Binário máximo535 Nm
Consumo combinado14,2 kWh/100 km
Bateria77 kWh (úteis)
AutonomiaAté 621 km (combinada)
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC175 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição