A demonstração da arte de viajar com conforto, sem prescindir de tecnologia, de eficiência ou do lado prático da condução, surpreendente para um modelo com esta envergadura.
Grande, espaçosa, prática e flexível, a Multivan faz justiça à ideia de versatilidade multiuso que parte da sua designação sugere. E, apesar do seu formato, de também apresentar “Van” no nome ou até de fazer parte do leque de modelos disponibilizados pelo departamento de veículos comerciais da Volkswagen, este carro não nasceu para ser um furgão de mercadorias.
Na verdade, comporta-se como um monovolume construído sobre a plataforma MQB, partilhada com automóveis como o Golf, por exemplo, ideal para aqueles que se preocupam com o conforto em deslocações mais longas, com um interior versátil e desenhado para garantir o máximo de flexibilidade, quer no que se refere ao número de lugares, quer quanto às necessidades de disposição de espaço para objetos de maior ou de menor dimensão.
E por falar em espaço, com os sete lugares disponíveis sobram, ainda assim, mais de 500 litros de capacidade de mala.
Com duas opções de comprimento, o modelo ensaiado é a versão com a carroçaria mais longa, mas que mantém a distância entre eixos de 3,12 metros. Porém, apesar dos cerca de 20 cm a mais que a versão mais curta, os seus 5,17 metros de comprimento não parecem causar grande transtorno à capacidade de manobra. Na realidade, a Multivan deixa-se quase conduzir como qualquer grande SUV de sete lugares, com a diferença de acrescentar mais espaço e mais conforto para quem ocupa os lugares traseiros.
Parte desse conforto deve-se ao desempenho equilibrado da sua base, enquanto o formato interior esquadrado e a altura de carroçaria (que, para quem não está habituado, incita a tomar algumas precauções à entrada de alguns estacionamentos cobertos), asseguram o resto. E não só em termos de espaço, já que a própria configuração e modularidade dos sete bancos, a par do equipamento disponível, estimulam o sentimento de bem-estar a bordo. Ressalva seja feita para as versões com teto panorâmico em vidro, sem proteção interior, em dias de muito sol…
A posição de condução elevada dá domínio sobre a estrada e, se a montra de tecnologia digital que oferece deslumbra ao olhar, a sua funcionalidade peca por não ser tão intuitiva ou funcional quanto deveria ser. Principalmente quando se viaja sozinho, nem sempre é tarefa fácil (e segura) navegar entre menus para, por exemplo, alterar a climatização a bordo, apesar de existirem alguns poucos comandos externos ao ecrã tátil.
Impressões
Uma proposta modular da VW que tanto pode servir para fins familiares, como para empresas com necessidade de deslocar colaboradores ou convidados. Além, naturalmente, de entidades que operam em áreas como o turismo, hotelaria ou realização de eventos.
Apesar de haver uma versão plug-in a gasolina desenhada para caber dentro do atual segundo escalão de Tributação Autónoma, a versão diesel testada, com 150 cv e caixa automática de sete velocidades, mostra porque este tipo de motor continua a fazer sentido neste formato de veículo. Sobretudo quando utilizado na função de transporte de pessoas, seja em curtas distâncias urbanas ou em ambiente de viagem em estrada.
O uso de uma plataforma partilhada com vários modelos de passageiros confere, a exemplo do que acontece com a Caddy, um conforto e uma facilidade de condução realmente surpreendentes.
A esta base deve-se também provavelmente parte da responsabilidade pela eficiência aos consumos, cujo valor combinado do ensaio ficou perto dos sete litros. Mas em cidade ou em condições que apresentem mais situações de “pára-arranca” não se esperem milagres, face aos quase 2.300 kg de peso que o conjunto apresenta em vazio.
Custo de aquisição, valores de renting e características da Volkswagen Multivan 2.0 TDI Style Longa DSG 150 cv
Custo de aquisição | 58.498 euros |
---|---|
Renda 36 meses | 1.210,37 euros |
Renda 48 meses | 1.108,05 euros |
Motor diesel | 1.968 cc / 4 cilindros |
Potência | 150 cv / 3.000-4.200 rpm |
Binário | 360 Nm / 1.600-2.750 rpm |
Consumo | 6,6 l/100 km |
Emissões CO2 | 172 g/km |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |